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Treinamento: Motivação e a Lei de Ação e Reação

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O motivo que leva à ação não é outro senão o reconhecimento "Não pergunte o que é o homem,  mas sim o que ele faz daquilo que fizeram dele" (J.P. Sartre) Por Nádia Tonin (*) A pós vários anos observando indivíduos e equipes, entendi que a base da motivação é o reconhecimento. É inerente ao perfil do ser humano ser aceito e reconhecido como alguém que faz alguma diferença no meio em que vive. Como nem sempre as escolhas feitas pelo homem são as melhores, a consequência disso, pode ser a frustração e a dúvida sobre a capacidade de realização. Resumidamente, estou falando da lei de ação e reação. Lei essa, que para muitos é apenas uma alegoria que não tem aplicação prática na vida real. Sabe aquela máxima: quando não se sabe para onde direcionar o barco, qualquer porto te conforta? Pois bem, muitos "desmotivados" são como zumbis, levam a vida sem planejamento e metas e depois reclamam do que eu chamo de não resultado. Por esta razão, quem tem equi

Gestão: Saúde Vocal é direito do trabalhador!

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O ser humano se distingue dos outros animais, primeiramente,  pela fala  "Quem cuida de si possui vivacidade e energia também  para preocupar-se e dedicar-se aos outros.  A boa saúde mental e física é contagiante.  Cria um ambiente saudável e de boa atmosfera ao nosso redor." A isto de se chama Cuidar De Si . Por Solange D. Knijnik (*) N as pesquisas sobre o crescimento financeiro do Brasil , impossível não perceber o enorme crescimento do setor de telesserviços, principal gerador de primeiros empregos no país. Devido a particularidades da função, tais como contato com o público, carga horária de seis horas diárias, entre outras, 75% dos empregados neste setor são mulheres. A função do teleatendente está cercada de situações que geram reações de irritação, ansiedade, excitação. Nas centrais de televendas existe a necessidade diária do cumprimento de metas, ligar rapidamente para estranhos que mais vezes não querem ouví-los. O estresse é permanente pois existem a

Sua excelência, o cliente: Atender não é só responder !

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  Atender é uma arte, na acepção da palavra! "Atende bem quem tem a sensibilidade de se colocar no lugar do outro,  valorizando o tempo mútuo. E sabe que a nossa realização também pode ser encontrada na satisfação do outro.  A isto se chama Talento de Atender ." Por José Teofilo Neto (*) C omo somos mal atendidos! Esta é uma observação recorrente de quaisquer consumidores, seja nos balcões das lojas, supermercados, bancos ou nos callcenters . E a culpa cabe ao treinamento, com seus conteúdos que capricham na cortesia, nos direitos dos consumidores, nas respostas prontas, nos pedidos de desculpas e que se esquecem de fazer o futuro atendente experimentar o produto, testar seu funcionamento, ler e entender o manual , visitar a fábrica ou as instalações comerciais. A essência da atividade de atender tem muito a ver com o entender. (Entender para não mais atender) Tenho dezenas de casos para exemplificar. Entre alguns deles, cito:  como trabalhar numa central de reser

SAC: Foco na Visão Estratégica

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Artigos Científicos Tele-atendimento não é só mais um canal de serviços, é uma grande oportunidade. "A capacidade de se colocar no lugar do outro  ainda pode ser o melhor equalizador de grande parte dos problemas que afligem a humanidade" (M. Gandhi) Por Eloisa Jubram (*) A ntes vistos apenas como um depósito de reclamações, hoje os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) possuem uma função estratégica e vem se tornando um valioso instrumento de suporte para pesquisa e desenvolvimento de produtos. Mais profissionalizados, muitos SACs mantêm profissionais graduados e preparados, que conhecem bem o negócio, o mercado e, principalmente, o perfil do público-alvo. A estratégia envolve sempre um processo de escolhas:  que clientes e mercados atender;  que produtos e serviços produzir e entregar;  e que processos e atividades desenvolver para satisfazer todas as necessidades e expectativas dos clientes.   Poderíamos dizer qu

Telesserviços: A Lei do SAC e a Gestão da Qualidade

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A quebra de paradigma no mundo dos negócios:  Entender para não mais atender "O que muitas empresas ainda não entenderam  é que o foco não deve ser mais NO cliente,  e sim DO cliente"   (ECR – Efficient Consumer Response)** Por Fábio Lopes Soares (*) C ertamente o tema sobre o DECRETO Nº 6.523 (popularmente conhecido como Lei do SAC ) do Ministério da Justiça , sobre a forma de como deverão funcionar os Call Centers (Centrais de Atendimento) muito tem sido discutida, sobretudo na mídia e junto aos executivos (presumidamente, aparte nosso) responsáveis pelos serviços de atendimento ao cliente. Antes da publicação deste decreto, o atendimento pelas Centrais de Atendimento fazia parte das estruturas vinculadas às Ouvidorias das empresas (para quem se posicionou com esse tipo de serviço) ou das áreas de planejamento estratégico de uma forma geral, algumas como forma de melhoria contínua da qualidade de seus serviços. Desde a discussão inicial da norma, que co

Cases: A Irresistível Arte de Irritar o Cliente

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 Se se pode complicar, para que facilitar ? "O tempo dedicado a cuidar de alguém é um momento de desapego, de elevação, de pura delicadeza e honestidade.  É uma  prova de que a humanidade é capaz de combater o egoísmo  e o desrespeito usando o poder transformador do amor ao próximo.   A isto se chama Talento de Cuidar das Pessoas " Por Nelson Vieira (*)  P or que será que muitos atendentes , parece que sentem uma mórbida tentação para estressar o cliente ao invés de procurar atendê-lo, confortá-lo ou simplesmente se esforçar para tornar o seu lazer mais agradável? Era uma quinta-feira por volta de 10h da manhã, eu já me encontrava em sala, prestes a iniciar mais uma sessão de coaching , quando meu telefone tocou, a voz aflita do outro lado da ligação não deixava dúvidas, algo muito grave ocorrera e envolvia a minha filha mais jovem, ela estava brincando com a irmã, quando se desequilibrou, caiu e desmaiou. Sem a menor condição de prosseguir com a sessão, pedi lic

Pausa: Índios

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Estive a pensar nos CEO's, nos privilegiados (de sempre), e nas levas de aspirantes a, quem me dera ... Fonte: YouTube ♪ Quem me dera Ao menos uma vez   Provar que quem tem mais Do que precisa ter   Quase sempre se convence Que não tem o bastante   Fala demais Por não ter nada a dizer ♪ (Legião Urbana)