Gestão: Saúde Vocal é direito do trabalhador!

O ser humano se distingue dos outros animais, primeiramente,  pela fala 

"Quem cuida de si possui vivacidade e energia também 
para preocupar-se e dedicar-se aos outros. 
A boa saúde mental e física é contagiante. 
Cria um ambiente saudável e de boa atmosfera ao nosso redor."
A isto de se chama Cuidar De Si.
Por Solange D. Knijnik (*)

Nas pesquisas sobre o crescimento financeiro do Brasil, impossível não perceber o enorme crescimento do setor de telesserviços, principal gerador de primeiros empregos no país.

Devido a particularidades da função, tais como contato com o público, carga horária de seis horas diárias, entre outras, 75% dos empregados neste setor são mulheres.

A função do teleatendente está cercada de situações que geram reações de irritação, ansiedade, excitação.

Nas centrais de televendas existe a necessidade diária do cumprimento de metas, ligar rapidamente para estranhos que mais vezes não querem ouví-los.

O estresse é permanente pois existem ameaças de cortes e restrições caso metas não sejam atingidas. Por outro lado, setores responsáveis pelo atendimento a clientes vivenciam também grande pressão por parte dos mesmos, ora reclamando e brigando e às vezes até tentando seduzir.

Diante deste quadro, agravado na maioria das vezes por más condições ambientais (ar condicionado, que resseca as cordas vocais, ou ainda excesso de ruído levando a necessidade de falar mais alto forçando ainda mais a voz), doenças ocupacionais relacionadas a voz vem acometendo ao teleoperador:
  • a disfonia, caracterizada por rouquidão, aspereza, cansaço e/ou desconforto vocal, além de perda da potência e, às vezes, dor durante a fonação.
A disfonia pode ser, ou não, acompanhada de alterações estruturais da laringe, motivo pelo qual a avaliação otorrinolaringológica é imprescindível.

A perda ou piora da voz traz consigo um desconforto muito grande ao indivíduo, pois a voz é a reflexão física do pensamento, fundamental para que o ser humano possa se comunicar, transmitindo seus pensamentos e ideias.
  • A voz constitui uma das extensões mais fortes da personalidade e é um instrumento fundamental na vida profissional e pessoal.
Diante dos surgimento de novas necessidades em cuidados com a saúde do trabalhador, o Ministério da Saúde aprovou legislações pertinentes à obrigatoriedade de investimentos em Bem Estar Vocal.

Prevenção, avaliação e capacitação vocal nas centrais de atendimento ou Call Centers tornaram-se, além de necessárias, lei!

O mais importante a saber é que estas novas legislações pretendem incentivar os empregadores a assumirem novas práticas de responsabilidade junto aos colaboradores, visando aumento de qualidade de vida.

A lei a que nos referimos foi regulamentada em 30-03-2007 e trata-se da NR 17, anexo II, que dispõe sobre práticas em saúde para este enorme contingente de trabalhadores.

Caso você seja um deles, informe-se!

Preservar a saúde é direito do trabalhador! 

(*) Solange Dorfman Knijnik é fonoaudióloga

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