Postagens

Gestão Empresarial: 90% das empresas são vítimas de fraudes, diz especialista

Imagem
“As fraudes mais comuns nas empresas brasileiras são o desvio de numerário do caixa para pequenas compras e o sobre-preço em cotações de itens de valores inferior a R$ 5.000,00”  (Paulo José de Carvalho, da PP&C Auditores Independentes) O Brasil está em ano de eleição e comenta-se muito sobre a corrupção na política. No entanto, este problema não ocorre somente neste “universo” ou nas grandes empresas, como foram os casos no Brasil do Banco Nacional e do Banco Santos, em 1995 e 2005  e nos Estados Unidos, da Enron Corporation, em 2001, que chegou a ser a sétima maior corporação daquele país e devido a diversos problemas relacionados a fraudes acabou por falir. Segundo o sócio da PP&C Auditores Independentes, Paulo José de Carvalho , as fraudes em pequenas e médias empresas são mais comuns do que imaginam os empresários.  “Detectamos problemas de fraudes em praticamente 90% das empresas que atendemos”. Carvalho comenta que os empreendedores de pequenos e médi...

Mercado: Ibovespa rompe barreira de 66.000 pontos e obtém maior alta semanal desde maio de 2009

Imagem
Renda Variável Com avanço de 0,87% no dia, Ibovespa tem maior alta semanal desde maio de 2009 Após abrir e operar com forte instabilidade, o mercado acionário teve uma sexta-feira (23) de ganhos, avaliando os testes de estresse divulgados na Europa e nova sequência de bons resultados reportados ao redor do mundo.  Por aqui... Com noticiário corporativo e indicadores escassos, o Ibovespa subiu 0,87%, para 66.322 pontos - renovando máxima desde 3 de maio deste ano. Na semana, o índice teve alta de 6,39% , a maior valorização desde a primeira semana de maio de 2009. O volume financeiro totalizou R$ 4,68 bilhões.  A Comissão Europeia divulgou o resultado dos testes de estresse realizados com 91 instituições financeiras do continente. Ao todo, sete instituições foram reprovadas:  Hypo Real State , na Alemanha;  ATEbank , na Grécia;  e cinco pequenas instituições espanholas: Cajasur, Civita, Espiga, Unnim Savings e Diada Savings .  No total, o...

Economia Doméstica: Poupar é uma questão de Educação

Imagem
Educação Financeira Planilha de Orçamento Pessoal Muitos reclamam do quanto ganham. Mas será que ganham pouco mesmo, ou gastam mal? S e você chega ao fim do mês e não sabe ao certo quanto gastou, uma dica é documentar suas receitas e despesas, o que pode-lhe ajudar a ter mais disciplina  nos gastos e uma visão mais geral de como seu salário (ou renda) é distribuído. É importante também documentar seus investimentos, principalmente se você tem um objetivo definido. Muitos sites e portais disponibilizam planilhas para que o cidadão controle seus gastos e investimentos. O Clipping do Tato ( modestamente) ,  destaca dois pela forma simples, rápida e eficaz como tratam o assunto. Confira, abaixo, as planilhas para download: Educação Financeira   Planilha de Orçamento Pessoal Você descobrirá coisas formidáveis sobre seus hábitos de consumo e, certamente, identificará "gorduras" que podem facilmente se transformar em poupança . Experimente!

Mercado: CADE aprova compra da Camargo Corrêa pela Polimix (do grupo Votorantim)

Imagem
Fusões   Subsidiária da Camargo Corrêa pertence, agora, ao grupo Votorantim O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na sessão de hoje (21/07) a compra de ativos de prestação de serviços de concretagem da Camargo Corrêa Cimentos S.A. (CCC) pela Polimix Concreto Ltda . A operação trata de ativos em Tatuí e Ubatuba, no estado de São Paulo. A Polimix presta serviços de concretagem em todo o país e tem participação societária da Silcar, controlada pela Votorantim. Ato de concentração número 08012.000836/2009-23. O conselheiro relator do caso, César Mattos, identificou, no ato de concentração, a troca entre uma integração vertical (união em um único grupo de diferentes etapas da cadeia produtiva) da CCC por outra envolvendo o grupo Votorantim. No caso, a integração vertical envolve os mercados de cimento e concreto. Mattos ressaltou que a decisão do conselho pode ser revista se, no futuro, for constatado que a verticalização reforça o poder coordenado e torn...

Estudo: rede social não é só para jovens

Imagem
Tecnologia da Informação Nova pesquisa da Pew traz números escondidos sobre a consolidação do uso de sites como Twitter e Facebook por adultos Por Gilberto Pavoni Júnior |  Q uem pensa que rede social é coisa de jovem , de estudante ou da chamada Geração Y (nascidos no início da década de 80 e considerado os mais íntimos das novas tecnologias) é melhor rever esse conceito.  Um estudo da Pew Internet and American Life Project sobre comportamento na web indica que a idade média dos usuários ativos do Twitter, um site para troca instantânea de mensagens,  pasmem, é de 31 anos. No Facebook, é de 33 . Na pesquisa de maio, a média era de 26 anos. O dado está escondido no estudo da Pew, já que as perguntas feitas e destacadas na publicação levam em conta uma faixa etária abrangente, entre 18 e 44 anos, tratando todos como " young people ". Na tabulação, a faixa etária entre 18 e 29 anos (definida pela metodologia) aparece com 33% do total que acessa redes sociais....

Sacadas bestiais do Twitter: O Umbigo

Imagem
O UMBIGO     " Leitor do blog que se assina 'Marconi Brasil' deixou  esta pérola de texto em comentário lá postado” ( eduguim)    Por Marconi  Brasil D izem que um dia o homem acordou e, nu, percebeu que seu umbigo havia crescido. Duas semanas depois, o umbigo o devorou.  O umbigo, então, tomou a carreira do homem, sua esposa, seus filhos e seus amigos. Fez três MBAs e abriu uma consultoria. Criou uma nova rede de contatos e perfis em sites de relacionamentos. Pagou jornalistas e jornais para publicarem seus textos. O umbigo ficou famoso.  Contratou mais duas empregadas, três babás e uma secretária particular. Ele deu palestras motivacionais e entrevistas para programas de TV. Passou a frequentar  festas de celebridades e celebrava contratos milionários. Fez amigos em Brasília, Nova Iorque, Londres, Paris e Roma. Para as férias, construiu uma mansão...

Redes sociais: lições para empresas

Imagem
Tecnologia da Informação Esse não é um guia, apenas achamos conveniente compartilhar alguns conhecimentos aprendidos nas conversas com executivos que gostam do tema. por Gilberto Pavoni Júnior |   Ao longo da série de reportagens que a InformationWeek Brasil e o IT Web publicaram sobre o uso de redes sociais por empresas, uma série de lições foram desvendadas. É mais do que um guia sobre o que fazer ou não nesse tipo de ambiente quando o objetivo é algo almejado pelo negócio. Todos os pioneiros dessa nova onda que invade o mundo corporativo nos tem ensinado que a nova internet está de baseada em pessoas e relacionamentos e a tecnologia é apenas um apoio para que tudo aconteça - de acordo com o planejamento, óbvio. Confira cinco dessas lições aprendidas: 1 - O marketing é só o começo O entusiasmo em cima do uso das redes sociais para fortalecer a marca junto ao consumidor ou fazer promoções é mais do que um hype. O uso vem crescendo nos últimos dois anos e esse ti...