Gestão Empresarial: 90% das empresas são vítimas de fraudes, diz especialista

“As fraudes mais comuns nas empresas brasileiras são o desvio de numerário do caixa para pequenas compras e o sobre-preço em cotações de itens de valores inferior a R$ 5.000,00” 
(Paulo José de Carvalho, da PP&C Auditores Independentes)

O Brasil está em ano de eleição e comenta-se muito sobre a corrupção na política. No entanto, este problema não ocorre somente neste “universo” ou nas grandes empresas, como foram os casos no Brasil do Banco Nacional e do Banco Santos, em 1995 e 2005  e nos Estados Unidos, da Enron Corporation, em 2001, que chegou a ser a sétima maior corporação daquele país e devido a diversos problemas relacionados a fraudes acabou por falir.

Segundo o sócio da PP&C Auditores Independentes, Paulo José de Carvalho, as fraudes em pequenas e médias empresas são mais comuns do que imaginam os empresários. 
  • “Detectamos problemas de fraudes em praticamente 90% das empresas que atendemos”.
Carvalho comenta que os empreendedores de pequenos e médios negócios não costumam implantar sistemas de controle interno, porque participam de todos os setores ou devido a excessiva confiança nos funcionários.

“As fraudes mais comuns nas empresas são o desvio de numerário do caixa para pequenas compras para fins pessoais e o sobre preço em cotações de itens de valores inferior a R$ 5.000,00”, diz o sócio da PP&C Auditores Independentes.

Confira as cinco dicas para prevenir fraudes nas empresas, segundo o especialista:
  1. Sistema de controles internos eficiente: A adoção de controles internos previne riscos e melhora os processos das empresas, aumentando sua eficiência, aliada a implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) um bom sistema de controles internos propicia a empresa mais segurança em suas operações diárias.
  2. Auditoria interna: Um eficiente departamento de auditoria interna auxilia a administração na gestão dos negócios por meio do zelo aos controles internos, bem como no aperfeiçoamento das normas estabelecidas. A auditoria vê as operações internas diferentemente dos funcionários que estão envolvidos em todos os setores, pois participa da execução.
  3. Processos de trabalho eficientemente desenvolvidos e amplamente divulgados por toda empresa: É fundamental ter na empresa regras claras e formais de como executar cada atividade, em cada área, para que não haja dúvidas ou erros durante sua execução.
  4. Rotação e treinamento dos compradores: As empresas treinam constantemente seus vendedores nas mais variadas áreas como finanças, comportamental, marketing entre outros e se esquecem que seus fornecedores também o fazem. Dessa forma, é imprescindível que seus compradores estejam “em pé de igualdade” em termos de treinamento com os vendedores que os atendem diariamente.
  5.  Pré-qualificação dos fornecedores: É fundamental dentro de uma empresa ter a oportunidade de escolha e de negociação com mais de um fornecedor, porém para que isso ocorra é importante oferecer aos compradores uma relação de empresas pré-qualificadas em relação às necessidades de fornecimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PP&C

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