Estudo: rede social não é só para jovens

Tecnologia da Informação

Nova pesquisa da Pew traz números escondidos sobre a consolidação do uso de sites como Twitter e Facebook por adultos
Por Gilberto Pavoni Júnior | 

Quem pensa que rede social é coisa de jovem, de estudante ou da chamada Geração Y (nascidos no início da década de 80 e considerado os mais íntimos das novas tecnologias) é melhor rever esse conceito. 

Um estudo da Pew Internet and American Life Project sobre comportamento na web indica que a idade média dos usuários ativos do Twitter, um site para troca instantânea de mensagens,  pasmem, é de 31 anos. No Facebook, é de 33. Na pesquisa de maio, a média era de 26 anos.

O dado está escondido no estudo da Pew, já que as perguntas feitas e destacadas na publicação levam em conta uma faixa etária abrangente, entre 18 e 44 anos, tratando todos como "young people". Na tabulação, a faixa etária entre 18 e 29 anos (definida pela metodologia) aparece com 33% do total que acessa redes sociais. Isso deixa o documento da Pew um pouco confuso nesse ponto. O estudo pode ser baixado aqui.

Porém, o fenômeno já havia aparecido em pesquisas recentes da Comscore. Um estudo de agosto apontou que embora os usuários entre 14 e 25 anos tenham crescido 14% na base de acesso de sites desse tipo no último ano, o tempo gasto por eles caiu 9%. Enquanto isso, os acima de 25 anos mantinham uma boa média.

Outra pesquisa da empresa, de maio, apontou que a faixa etária entre 25 e 34 anos de idade foi a que mais acessou redes sociais (89%), deixando usuários entre 14 e 24 anos em segundo lugar (86%). Os demais grupos ficaram um pouco mais distantes: 35 a 44 anos com 79%, 45 a 54 anos com 77% e mais de 65 anos com 67%.

O diretor da Comscore, Mike Read, alerta para a importância desses números. Segundo ele, enquanto os jovens parecem dominar atualmente o uso de redes sociais, há uma grande evolução nas categorias acima de 35 anos, o que implica novas estratégias de marketing e relacionamento principalmente para empresas que tem clientes nessa faixa, como o mercado financeiro e de bens de consumo duráveis.

Acesso e devices

O estudo da Pew encontra uma relação curiosa entre o sucesso das redes sociais e o número de aparelhos que podem se conectar à Internet. De acordo com os dados coletados, 39% pessoas com quatro ou mais devices com acesso - como notebook, celular, e-reader e desktop - acessam redes sociais. No grupo com apenas três aparelhos esse índice cai para 28%, no com dois aparelhos para 19% e para os que possuem apenas um meio de se conectar o índice é de 10%. 

Fonte: Reportagem Especial da IT Web

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)