Governantes: "Melhorar o transporte público significa economizar US$ 2 trilhões por ano", diz relatório da AIE
Relatório da Agência Internacional de Energia aponta que priorizar ônibus, trens e bicicletas em vez de automóveis resultaria em ganhos econômicos e em benefícios para a sociedade, o meio ambiente e o clima
Da RedaçãoA Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou um relatório que traz mais dados que reforçam a necessidade de se repensar a mobilidade das cidades. Intitulado A Tale of Renewed Cities (Um Conto de Cidades Renovadas), o documento afirma que até 2050 o consumo de energia do setor de transportes urbanos deve dobrar e que promover melhorias que evitem esse cenário pode resultar na economia de até US$ 70 trilhões.
“Com a fatia da população mundial vivendo em cidades chegando a 70%
até 2050 e com a expectativa de que o consumo de energia do transporte
dobre, a necessidade de soluções eficientes, baratas, seguras e de alta
capacidade se torna mais aguda. Medidas urgentes para melhorar o
transporte urbano (Leia aqui "Mobilidade: Trens e liberdade", por Paul Krugman) se fazem necessárias não apenas pelo motivo de
segurança energética, mas também para mitigar os numerosos impactos
negativos, como a poluição do ar, congestionamentos, barulho e os
efeitos no clima”, explicou Maria van der Hoeven diretora executiva do
AIE.
Segundo o relatório, o consumo de energia pelo transporte cresceu 30%
na última década e as emissões de gases do efeito estufa subiram quase
dois bilhões de toneladas de CO2 equivalente por ano desde 2000. A AIE avaliou 30 cidades de todo o mundo para identificar exemplos práticos do que pode ser feito para melhorar esse panorama.
Em todas as iniciativas citadas, a agência destaca que as medidas bem
sucedidas são aquelas que favorecem o transporte coletivo, alterando o
paradigma de muitos países que colocam os automóveis (leia aqui: "O conto do carro fácil") como prioridade, como insiste equivocadamente o governo do PT, e
por isso investem bilhões em obras como viadutos e duplicação de vias que, além de não resolver o problema da imobilidade urbana só faz agravá-lo.
Buenos Aires
Como exemplo, em 2009, tinha 54% dos dois milhões de
pessoas que moram em cidades satélites e em bairros de periferia indo
trabalhar na capital argentina em automóveis.
Para alterar essa situação, que provocava congestionamentos e prejudicava a vida de todos, foi criado o Plano de Mobilidade Sustentável. Através dele, foi feita a expansão de vias exclusivas para ônibus, colocados em prática programas de empréstimo de bicicletas e implementado o sistema de BRT (Bus Rapid Transit – ônibus de alta capacidade, na Argentina batizado de Metrobus). O resultado foi tão positivo que a cidade agora planeja aumentar para 200 km o total de corredores de BRT e passar as estações de bicicletas de 21 para 100 até o fim deste ano.
Para alterar essa situação, que provocava congestionamentos e prejudicava a vida de todos, foi criado o Plano de Mobilidade Sustentável. Através dele, foi feita a expansão de vias exclusivas para ônibus, colocados em prática programas de empréstimo de bicicletas e implementado o sistema de BRT (Bus Rapid Transit – ônibus de alta capacidade, na Argentina batizado de Metrobus). O resultado foi tão positivo que a cidade agora planeja aumentar para 200 km o total de corredores de BRT e passar as estações de bicicletas de 21 para 100 até o fim deste ano.
Uruguai:
Outro vizinho do Brasil, desenvolveu um mecanismo de ajuda
financeira para que as companhias de transporte público possam investir
em melhorias. O Fundo de Financiamento para o Transporte Público Urbano
de Montevidéu possui US$ 46 milhões que estão à disposição das empresas
a taxas menores do que as do mercado, desde que, é claro, os recursos
sejam utilizados em medidas que favoreçam diretamente a população, como a
aquisição de mais ônibus ou a modernização dos pontos.
México:
O país criou um modelo parecido com o uruguaio, o Programa Federal
de Trânsito de Massa (PROTRAM), que financia projetos de transporte em
todo o país. Desde 2009, o mecanismo ajudou a tirar do papel mais de 30
iniciativas, como três novas linhas de trens suburbanos na Cidade do
México, sistemas de transporte ferroviário em sete municípios e 25
corredores de BRT em 16 cidades. Com o PROTRAM, o governo mexicano
conseguiu captar, apenas em 2010, mais de US$ 350 milhões junto ao Fundo
de Tecnologias Limpas do Banco Mundial.
“Governos precisam pensar além das tecnologias individuais e ciclos
eleitorais, e considerar como construir – e como renovar – as cidades
que deverão acomodar e transportar cerca de 6,3 bilhões de pessoas até
2050. Precisamos planejar a infraestrutura, a logística e os sistemas de
energia que façam sentido hoje, mas que também cumpram seu papel nas
próximas décadas”, concluiu van der Hoeven.
Brasil: a imagem, abaixo, fala por si.
Ah!, esses britânicos subdesenvolvidos, tem tanto a aprender com os brasileiros do primeiro-mundo.
Parabéns Cabral, você é um exemplo.
Fonte: AIE - Agência Internacional de Energia
PANO RÁPIDO: Ou seja, o problema do trânsito caótico e irracional é o resultado mais que esperado desses políticos hipócritas, em conluio com sindigatos, grandes montadoras e bancos imaginarem que cidades com milhões de habitantes, cada qual com uma carroça de 120 cavalos pesando 1,5 tonelada com um custo anual que chega à metade do valor do próprio bem, para transportar um único jegue ao volante, fosse a solução da mobilidade, não?
O carro, caro amigo navegante, é de passeio e não para ir da casa ao trabalho e vice-versa. A lei da física impede que dois corpos ocupem o mesmo espaço ao mesmo tempo.
Não cabem mais carros nas cidades. Ou os cidadãos também se conscientizam disso ou as cidades vão colapsar.
O transporte individual virou caso de saúde pública, há tempos; virou sinônimo de prejuízos bilionários tanto para governos como para empresas e pessoas.
Enquanto os governos não derem ao carro individual o mesmo tratamento que deu aos cigarros, nada mudará.
Pense nisso.
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