Procon: Crescem reclamações contra bancos em MG

Fonte: Bacen

Direto da fila do banco
As reclamações contra os bancos em julho deste ano cresceram 9,38% frente ao sétimo mês de 2011 no país, conforme dados do Banco Central (BC). Foram 1.445 queixas contabilizadas no mês passado. Na liderança do ranking da instituição, estão os débitos não autorizados, com 291 reclamações. Neste quesito, o campeão foi o Santander, com 83 queixas, seguido pelo Itaú (67) e o Bradesco (48).

Só que esse não é o único problema enfrentado pelos clientes dessas instituições financeiras. A lista do Banco Central possui 49 irregularidades praticadas pelos bancos. A situação chegou ao ponto de dez bancos e financeiras terem a concessão de crédito e financiamento para novos clientes suspensas temporariamente em Minas Gerais pelo prazo de cinco dias úteis a partir do recebimento das notificações.

A medida foi tomada na última terça-feira, de forma cautelar, pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais através do Procon-MG. A decisão, fruto de reclamações feitas pelos consumidores em diversos Procons de Minas Gerais, se deve, em especial, à prática de dez instituições financeiras que atuam no Estado de criar obstáculos para o fornecimento de informações cadastrais e financeiras necessárias para que fosse realizada a portabilidade de crédito. Outro problema detectado se refere à quitação antecipada de débitos pelo consumidor sem a devida redução proporcional de juros e encargos.

A gerente jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Elisa Novais, considerou a medida louvável. 
  • "Isso mostra que o problema está acontecendo e não o deixa apenas no âmbito da reclamação individual. É uma pressão por mudança no comportamento dos bancos", analisa.

A advogada do Procon Municipal, Daniela de Abreu Arruda, ressalta que os assuntos financeiros são os mais reclamados no órgão de defesa do consumidor. "Os problemas estão relacionados aos cálculos de prestação, questionamento dos juros cobrados, dificuldade para realizar a portabilidade e a ausência do desconto devido quando o consumidor antecipa o pagamento da dívida", diz.

Segundo informações do Procon-MG, em 2011, a BV Financeira, que foi uma das instituições proibidas de fornecer crédito e financiamento para novos clientes, já provocava descontentamento entre os clientes, já que ocupou o quarto lugar no ranking das empresas mais reclamadas no órgão.

Neste ano, no levantamento do Procon da Assembleia, a financeira ocupou o quarto lugar entre as financeiras que mais receberam queixas e está na 10ª posição no ranking geral até 22 de agosto de 2012.

Fonte: Jornal O Tempo- 22/08/2012

Comentários: Com efeito, acrescente-se que, de acordo com o Bacen, qualquer pessoa pode procurar o Banco Central para obter informações sobre os assuntos de responsabilidade desta Autarquia, para fazer uma reclamação contra instituição fiscalizada pelo Banco Central ou para encaminhar reclamações, sugestões, críticas ou elogios relacionados aos serviços prestados pelo Banco Central.

Em todas as cidades onde o Banco Central mantém representação, há equipes preparadas para prestar atendimento presencial, das 9h às 16h. 

Na sede do Banco Central, em Brasília, o atendimento é das 8h às 18h. 

Contatos com o Banco Central podem também ser feitos por carta, fax ou por telefone. A ligação é gratuita, de qualquer parte do País, para o número 0800-979-2345

Também está disponível o número 0800-642-2345, de atendimento  exclusivo ao surdo e deficiente auditivo e da fala. O horário de atendimento é das 8h às 20h nos dias úteis.


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