CPI do Cachoeira: "Professor" Protógenes ataca o PT pelo Twitter após representação no Conselho de Ética

POLÍTICA
 Relator quer investigar outras "supostas ligações" de Protógenes com Cachoeira

Gravações da  Operação Monte Carlo 
provam que Protógenes  - O delegado-banqueiro -
 dava instruções ao Araponga Dadá em interregatórios
Direto de Sete Quedas
poderá ser cassado, após o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), apresentar relatório de representação contra o deputado do PCdoB/SP (da base governista) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

O relator apresentou parecer preliminar pelo aprofundamento das investigações sobre as relações do deputado com Idalberto Matias Araújo, vulgo Dadá, acusado de ser integrante da organização comandada pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O relatório de Teixeira não avaliou o mérito das acusações, apenas indicou que é necessário ampliar a investigação para outros documentos em poder da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga as relações do contraventor com agentes públicos e privados. “O que existe de acusação [contra Protógenes] atualmente é muito frágil para um voto pela quebra de decoro parlamentar, mas precisamos analisar se existe algo maior”, afirmou o relator.

A representação contra o Delegado Protógenes foi apresentada pelo PSDB. O partido acusa o parlamentar de ter quebrado o decoro com base em reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, indicando um "suposto envolvimento" entre Protógenes e Dadá (foto ao lado).

Defesa de Protógenes - O deputado Protógenes nega envolvimento com a organização e lembra que foi um dos autores de pedido para investigar Cachoeira. Em sua defesa, o deputado argumenta ainda que o delegado responsável pela Operação Vegas da Polícia Federal, Raul Alexandre Marques, destacou em depoimento na CPMI do Cachoeira que a conversa interceptada entre Dadá e Protógenes não diz respeito às irregularidades cometidas pela organização.

Em sua página no Twitter, o deputado do PCdoB questionou o posicionamento de Teixeira.

  • "Recebi alguns telefonemas de colegas do PT falando que o parecer do Dep. Amauri do PT foi uma traição", tuitou.

Minutos depois, Protógenes começou a atacar o partido aliado.

  • "Um passarinho me contou agora que o Dep. Amauri do PT cumpriu tarefa do PT em acordo com PSDB. Querem desviar o foco da corrupção da Delta" 

Ele ironizou ainda dizendo que seu maior "erro ético" foi propor a CPI do Cachoeira e disse haver documentos que provam sua "inocência".


Acusações contra o delegado-banqueiro

Como amplamente veiculado pela mídia e disponibilizado em vários sítios na Internet, Protógenes apareceu em grampos da Polícia Federal (PF) em conversas com Dadá. Os dois faziam combinação sobre depoimento a prestar em sindicância da PF.

Dadá auxiliou Protógenes na Operação Satiagraha, aquela que colocou atrás das grades o "banqueiro bandido e condenado" Daniel Valente Dantas (dono do banco Opportunity), quando o deputado ainda era delegado federal. Ambos são investigados por possíveis irregularidades na investigação.

Nos áudios, Protógenes é chamado de "professor" e "presidente". Em depoimento à CPI do Cachoeira, em sessão secreta, o delegado Raul Alexandre Marques afirmou que diálogos indicam a intenção do deputado de se aproximar de Cláudio Abreu, ex-diretor da empreiteira Delta e principal elo da construtora com o contraventor. 

Pesam ainda contra Protógenes gravíssimas acusações de enriquecimento ilícito e declarações suspeitas de bens e imóveis ao TSE, logo após o último pleito eleitoral, de acordo com site Conjur. Confira o vídeo abaixo:
O relatório preliminar deverá ser analisado pelo Conselho de Ética na próxima terça-feira (12).

Fontes: Agência Câmara e Agência Estado

Comentários: Ficam por conta da Jornalista do Semanário Oficial do Governo, Carta Capital, a híspano-baiana Cynara Menezes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)