Inconfidencial: Revelado o segredin... UAI!

Você sabia...
 Libertas Quae Sera Tamen

From Washington, D.C.
O prestigioso pesquisador da Universidade de Boston, com PhD em Ciências Ocultas, Dr. Walter Cameron, depois de exaustivas buscas nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, trouxe à luz finalmente uma explicação plausível para a origem da expressão muito popular entre os mineiros, UAI.

De acordo com o ilustre garimpador de preciosidades, os Inconfidentes Mineiros, grandes patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas para se protegerem da polícia lusitana.

Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os revolucionários com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam:

_ Quem é?

E os de fora respondiam:

_ UAI!

De acordo com Cameron, "UAI" seriam as iniciais de "União, Amor e Independência". E somente mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes. Conjurada a revolta, sobrou a senha como um troféu de consolação às gentes das Alterosas.

Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, desde então, incorporaram-na peremptoriamente ao seu rico vocabulário.

Coisas da literatura. 

Fonte: School of Management | Boston University

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)