Eleições: Os "apolíticos" decidirão o 2º turno

Alienação e Política
"O problema do apolítico - aquele que não gosta de política - 
é que ele é governado por gente que gosta muito de política"
(B. Brecht)
Por Leandro Konder

A POLÍTICA É UMA DIMENSÃO da atividade humana. Desde que, com ou sem vontade de fazê-lo, os homens vivem em sociedade, dependem da sociedade para nascer e sobreviver, não há como ignorar a significação política que os comportamentos individuais inevitavelmente assumem.

Tanto as ações quanto as omissões dos indivíduos repercutem sobre as pessoas que os conhecem e com as quais eles lidam.

Por suas palavras como por seus silêncios, por seus gestos ou por seus exemplos, por comando, sugestão, conselho ou oposição, querendo ou não querendo, tendo ou não tendo consciência do que fazem, os indivíduos influem uns sobre os outros, condicionam-se reciprocamente, moldam suas respectivas atitudes em face das instituições vigentes, colaboram com os movimentos tendentes a manter inalterada ou a modificar a estrutura socioeconômica existente em um momento dado.
  • De onde nasce, pois, a ilusão do apoliticismo? A ilusão do apoliticismo nasce da alienação.
Cindindo a atividade humana em duas esferas aparentemente autônomas e frequentemente contraditórias - a esfera da vida pública e a da privada - a alienação possibilitou o aparecimento desta ilusão segundo a qual a atividade do indivíduo na esfera da sua vida particular permitiria um abandono das suas responsabilidades como cidadão.

A divisão do trabalho criara, de fato, uma situação na qual se definiam níveis diversos de efetiva influência política para os diferentes integrantes de uma mesma comunidade. Inicialmente, ficam completamente excluídas das prerrogativas da cidadania vastas camadas da população:
  • aos escravos não se reconhecia sequer a condição humana.

Depois, superado(?) o sistema escravista de produção e suprimida juridicamente a própria instituição da escravidão (o que se deu muitos séculos após a superação do sistema escravista de produção nos centros históricos), alguns setores daquelas camadas marginalizadas foram admitidos à vida política com prerrogativas de uma subcidadania.

Mas, mesmo nas sociedades capitalistas industrializadas, grande número de indivíduos é condenado a permanecer à margem da genuína atividade política ou a exercê-la muito limitadamente - mesmo com o advento da Internet, pois. (aparte meu).

A ilusão do apoliticismo, entretanto, resulta de uma generalização imprópria destas condições de fato, resulta da atribuição de uma natureza eterna aos efeitos de um fenômeno histórico.

Tomando como base a diversidade de nível de influência política existente na prática entre os indivíduos diferentemente inseridos no todo social, a consciência alienada é, por vezes, levada a supor que é a desigualdade natural dos indivíduos que determina a desigualdade da influência política de que dispõem.

Em realidade, os indivíduos não são naturalmente desiguais. A organização da sociedade baseada na propriedade privada não dá aos homens condições iguais para que eles se desenvolvam desigualmente.

Os filhos dos capitalistas usufruem das vantagens de uma formação e de uma herança que não beneficiam os filhos dos trabalhadores.

Em nome de uma tal desigualdade natural, o sistema (liberal, capitalista e autofágico) sanciona uma desigualdade artifical (muito bem arquitetada e amplamente aceita, diga-se an passan, tanto por uns quanto por outros) e nega idênticas possibilidades de desenvolvimento aos indivíduos. 
  • Quem já não presenciou em seu local de trabalho uma aberração dessas?
Fonte: Marxismo e Alienação - Contribuição para um estudo do conceito marxista de alienação - Leandro Konder - 2º ed. - São Paulo; Expressão Popular, 2009.
Comentários: A propósito, os bancários estão em greve há 10 dias. Há um silêncio ensurdecedor da mídia (seja ela tradicional ou pretensamente alternativa, progressista ou independente). 

Raros são os veículos que rompem suas focinheiras para tornar público o que é de interesse público. Aqui, faça-se justiça ao Portal Terra (@terranoticiasbr  no twitter) que tem, diariamente,  veiculado tudo o que se passa nessa mobilização dos trabalhadores do setor financeiro e bancário por melhores condições de trabalho, de atendimento, de vida.

Comentários

Guará Matos disse…
Mesmo que seja também uma imposição com embromação e mentiras como essa turma petista conta?
Um partido comandado por um espúrio chamado Ze Dirceu é isso?
Os nossos ladrões são melhores que os dos outros?
Dossiês tramados e "preparados" na Casa Civil são legítimos?
Penetrações nas contas fiscais de adversários petista é apenas coincidência?

Antes que me acusem de ser financiado, assalariado ou aspone do PSDB sou desempregado e "mato" todo dia um leão para sobreviver.
Mas não sou ignorante e nem aceito a pecha.

Abraços.
Tato de Macedo disse…
Pelo visto és um "desempregado" que se alimenta bem: come carne todo o dia, não?

Interessante esse perfil que não se pergunta o que tem do outro lado, DA direita, do PFL, dos tucanos?

Pois bem, talvez FHC, Daniel Dantas, Arruda ou Azeredo possam promover o seu desenvolvimento profissional e dar-lhe um emprego decente.

No fundo, é isso que diz Leandro Konder: politizar esse povo anestesiado por JN, Foia, novelas, futebol, faustão, BBB, etc para que possam e sair dessas armadilhas escrotas de calúnias disparadas por uma zélite oligárquica cujo representante de momento se personifica na figura catatônica de Zé Pedágio que fomenta essas discussões tolas para escamotear o fato de que não tem propostas que atendam às necessidades do povo brasileiro.

Até a vitória, de Dilma.

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)