Economia: A aplicação do conceito custo de oportunidade na formação dos preços

Economia Industrial

Aplicação do custo de oportunidade(*) às decisões de preço
 Qual o custo de oportunidade em jogo?  
Geração Y: "sinto que me falta apoio, coragem, gana..."

Por Roberto Vatan dos Santos

Os gestores de preço devem desenvolver um modelo de decisão de preço de venda, que leve em consideração o conceito de custo de oportunidade. Esse modelo pode ser aplicado em duas diferentes situações...
  1. na apuração do custo do objeto de custeio;
  2. na remuneração dos investimentos realizados pelos acionistas na empresa.
Em primeiro lugar, a apuração do custo do produto deve considerar os custos de oportunidade de gerar os produtos, pois esses são fabricados com recursos alternativos, ou seja, têm diferentes usos.

Os chamados custos explícitos, que envolvem os desembolsos realizados, são também custos de oportunidade. Como por exemplo, os dispêndios com mão-de-obra, materiais, aluguéis de imóveis, etc, representam uma quantia que poderia ter sido dispendida de forma útil em outro lugar. Conseqüentemente, além dos custos explícitos valorizados – a preço de mercado, a preços correntes de reposição, em sua condição a vista, pois representam os valores dos insumos em seu melhor uso alternativo, ou seja, a alternativa de decisão abandonada seria sua possível venda ao mercado –, os custos dos produtos devem levar também em consideração os chamados custos implícitos do produto ou do negócio.

PINDYCK E RUBINFELD – (1994, p. 257) – ilustram este conceito através do seguinte exemplo.:

[...] "considere uma empresa que possua um edifício, portanto que não paga aluguel pelo espaço ocupado por seus escritórios. Será que isto estaria significando que o custo do espaço ocupado pelos escritórios é zero para a empresa ? 

[...] um economista observaria que a empresa poderia ter recebido aluguéis por tal espaço, caso o tivesse alugado a uma outra companhia. Este aluguel não realizado corresponde ao custo de oportunidade de utilização do espaço dos escritórios, devendo ser inserido como parte dos custos econômicos das atividades da empresa."

O custo do aluguel do espaço ocupado, exemplificado acima, corresponde aos chamados custos implícitos que incluem, segundo BILAS (1980, p.169) custos como o retorno normal sobre o investimento e os custos de recursos auto-empregados. 
  • Assim, o custo implícito de uma máquina instalada seria o aluguel que poderia ter sido cobrado pela mesma ou o eventual valor obtido por sua venda.
Da mesma forma, deve ser considerado o custo de estocagem envolvido em cada elemento de custo do produto, que é a remuneração devida à empresa pelo sacrifício que fez imobilizando recursos no processo produtivo. O desenvolvimento do processo produtivo consome um determinado período, que vai do instante em que a empresa recebe a matéria-prima para a geração de um produto até o instante no qual o produto é entregue ao cliente.

Durante este período, todos os insumos agregados ao produto permanecem estocados na empresa, que suporta com os custos de financiar estes estoques até o momento da venda. Este custo de estocagem é calculado multiplicando-se o custo do insumo por uma taxa de remuneração capitalizada pelo período de tempo que permaneceu imobilizado na empresa. 
  • Esta taxa de remuneração é o custo de oportunidade, isto é, o rendimento alternativo máximo que a empresa obteria se tivesse aplicado seus recursos em outra atividade, como por exemplo, no mercado financeiro.
E sob o ponto de vista do método de custeio direto/variável estes custos devem ser identificados individualmente, para cada um dos elementos de custos dos produtos.

Em segundo lugar, existe o custo de oportunidade dos capitais aplicados pelos acionistas na empresa. Este custo corresponde à remuneração mínima exigida pelos acionistas sobre o seu investimento na empresa. Sob o enfoque econômico, os investimentos realizados pelos donos da empresa necessitam ser remunerados, no mínimo, pelo custo de oportunidade das quantias investidas no negócio. Custo de oportunidade, para os proprietários, correspondem à remuneração sacrificada pela utilização dos recursos na empresa ao invés de em outra alternativa de investimento com equivalente risco e grau de satisfação.

Deve ser apurado o custo de oportunidade do negócio como um todo, tais como investimentos realizados em terrenos, edifícios, equipamentos, instalações, móveis etc, que são comuns a todos os produtos da empresa; bem como, investimentos realizados em ativos que somente beneficiam certos produtos especificamente, como, por exemplo, espaços exclusivos de produtos, máquinas e equipamentos dedicados, etc.

Conceitualmente, as taxas ideais a serem utilizadas no cálculo do custo de oportunidade dos investimentos realizados seriam ou o retorno exigido pela empresa, ou o seu custo de capital. No entanto, em uma atitude conservadora, por razões operacionais e de disponibilidade de informações, diversos gestores de preços têm se utilizado das taxas médias de captação de recursos no mercado financeiro, ou das taxas de captação conseguidas pela empresa no mercado financeiro.

Por outro lado, os investimentos realizados devem estar mensurados segundo critérios econômicos adequados, de tal forma que possam refletir a respectiva capacidade potencial de geração de benefícios ou serviços futuros. Estes investimentos realizados pela empresa correspondem ao conceito de ativo, segundo a ciência contábil.
----------------
(*) O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada; ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
  • O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha". (James M. Buchanan).
Os custos econômicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.

Em outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". 


O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".

Fonte: Unicamp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)