Literatura: Biografia de Saramago chega ao Brasil em 16 de maio

Letras & Literatura

Primeira biografia de José Saramago chega ao Brasil em 16 de maio
 
13/05/2010
 
A primeira biografia de José Saramago, 87, chegará às livrarias brasileiras no próximo domingo (16), com uma tiragem de 20 mil exemplares pela editora LeYa. "Saramago: uma Biografia", do escritor também português João Marques Lopes, acompanha a vida de um dos escritores mais importantes da história da literatura portuguesa. A obra foi publicada em Portugal em 21 de janeiro deste ano.

Do seu nascimento em Azinhaga, Golegã até o lançamento de seu mais recente e polêmico livro "Caim", Saramago e sua carreira literária são radiografados por Lopes em 248 páginas. O exemplar percorre também a vida política do Nobel de Literatura e destaca os episódios polêmicos, como a demissão de jornalistas do "Diário de Notícias", tempo em que era diretor do jornal português.

O biógrafo detalha o veto de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" ao Prêmio Literário Europeu. Com a decisão de Saramago, o então subsecretário de Estado da Cultura do Governo Cavaco Silva Sousa Lara provoca contestações a qualquer tipo de censura à criação artística. A repercussão faz com que o escritor português decida viver na ilha espanhola de Lanzarote, nas Canárias.

Saramago: Biografia 

1a. edição, 2010

João Marques Lopes

Editora Leya

Veja ficha completa

 Fonte: http://embaixada-portugal-brasil.blogspot.com/2010/05/saramago-uma-biografia-chega-ao-brasil.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)