Cinema: "Os Inquilinos" é o carro-chefe do Festcine Maringá

Mostra Nacional de Cinema

Três longas serão exibidos hoje (23)
Por Mariane Maio 
 
A programação da 7ª edição do Festival de Cinema de Maringá não descansa no domingo. Hoje (23) serão exibidos três longas-metragens, entre eles o premiado “Os Inquilinos”, do diretor paranaense Sergio Bianchi, às 17h40. 

Ambientado nos dias de atentado do PCC na capital paulista, o filme conta a história de um casal atormentado com a chegada de três jovens suspeitos que alugam a casa vizinha à deles. Esses rapazes logo são apontados como integrantes do crime organizado, preocupando a vizinhança, que passa a se sentir ameaçada com as atitudes dos novos moradores. “Os Inquilinos” é o sexto filme da carreira de Sergio Bianchi. Confira, abaixo, o trailler do filme:
 
Site Oficial: www.osinquilinos.com.br

A produção estreou nos cinemas brasileiros em fevereiro deste ano, mas foi durante o Festcine Goiânia, em 2009, que conquistou três merecidos prêmios: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro. Além dessa honraria, o filme foi laureado no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante, para a veterana Cássia Kiss. Além da atriz, o filme é estrelado pelos atores Marat Descartes, Ana Carbatti, Caio Blat, Aílton Graça e Leona Cavalli. 

Outras atrações de hoje serão os documentários “Perdão, Mister Fiel”, interessante longa-metragem que mergulha no histórico político brasileiro, retratando o assassinato do operário comunista Manoel Fiel Filho, em 1976, vítima da perseguição desencadeada pelos militares no Brasil. O excelente documentário dirigido por Jorge Oliveira e Pedro Zoca que conta a história da morte sob tortura do operário comunista Manoel Fiel Filho, em 1976, nos porões do DOI-CODI em São Paulo,. Esta é a base do documentário Perdão Mister Fiel que, além da impiedosa caça aos comunistas no Brasil, trata da intervenção dos Estados Unidos nos países da América do Sul durante as ditaduras militares nas décadas de 1960 a 1980. 

Com a morte de Fiel, poucos meses depois da de Wladimir Herzog, no mesmo DOI-CODI e nas mesmas circunstâncias, começa a ruir o esquema de poder paralelo dentro do Exército, responsável pelas maiores crueldades da repressão, e dá-se inicio à abertura política do país. 

O filme revela, inclusive, o diálogo entre o General Geisel e o Governador de São Paulo, logo após a morte de Fiel que desencadeia o processo de abertura. Ao todo, no Brasil, Chile, Argentina e Estados Unidos, o filme entrevistou 30 personalidades, entre elas 3 presidentes da república, ex-militantes políticos presos e torturados, historiadores, militantes dos direitos humanos, além de um ex-agente do DOI-CODI que faz revelações inéditas e impactantes sobre os métodos da ditadura no Brasil.
Elenco: Roberto de Martin, Alice Stefânia e Similião Aurélio.
Alguns entrevistados: Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Senador Juan Pablo Letelier (Chile), Maria Celina D´Araujo, Álvaro Caldas, Umberto Trigueiros, D. Thomas Balduino, Audálio Dantas, Jarbas Passarinho, James Green, Carlos Alberto Luppi, Paulo Markun, Thereza Fiel e Jordan Yang.

Outra atração é o documentário “Um Homem de Moral”, que resgata o legado musical do sambista Paulo Vanzolini, compositor de famosas canções do gênero. As sessões dos documentários estão agendadas para as 16h e 19h30, respectivamente. 

Além dos longas-metragens, a partir das 15h serão exibidos seis curtas-metragens, que fazem parte da Mostra Paralela Infantil. 

O 7º Festival de Cinema de Maringá teve início na última sexta-feira (21) e vai até o dia 28 de maio. O evento terá exibições de filmes da mostra competitiva e paralela e debates. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em uma tenda montada no estacionamento do Restaurante Universitário. 

Este edição tem patrocínio exclusivo da Viapar, apoio cultural do Ministério da Cultura, Unidas Rent a Car, Azul Linhas Aéreas, Hotel Príncipe, Hotel Cidade Verde, TV Clipping, Incite FX, UEM 109 FM e Sol Propaganda, apoio institucional da UEM – Universidade Estadual de Maringá, ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e AVEC – Associação de Vídeo e Cinema, apoio regional das Prefeituras de Mandaguari, Mandaguaçú, Corbélia, Paranavaí, Castelo Branco e Arapongas e realização da Perfil Consultoria Cultural.
Acesse: www.festcinemaringa.com.br
Fonte: Perfil Consultoria Cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)