Blogosfera: A voz, e a vez, da Reforma Agrária

Movimentos Sociais 

Euclides Nascimento - A voz da Reforma Agrária
 
"O nordestino é, antes de tudo, um forte !"

Euclides Nascimento, fundador dos primeiros sindicatos da Zona da Mata - norte de Pernambuco -,  formado pela igreja na década dos 60, torna-se um dos grandes líderes agrários desse Estado. Mesmo perseguido, combateu ativamente a repressão da ditadura; torturado, conseguiu manter muitos sindicatos livres das intervenções durante sua presidência na Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco, a FETAPE.

Depois de quase 50 anos de luta, sua história se confunde com as gradativas conquistas da classe camponesa. A bandeira em prol do sindicalismo orgânico, gerido pelo “homem do campo, para o povo do campo” torna-se sua marca e apesar dos anos passados, continua a transmitir suas detalhadas narrativas nas federações do país aos novos líderes que buscam continuar a trajetória da sua eterna caminhada.

“No que se refere ao Nordeste, uma das regiões secas mais povoadas do mundo, há uma grande quantidade de estudos elaborados, sejam por estudiosos de outras regiões do país ou da própria região, podendo-se concluir, com Josué de Castro, que a fome e a pobreza que vitimam a região são conseqüências mais do sistema de sociedade nela estruturado pela colonização, do que das condições climáticas.” (ANDRADE, Manuel Correia de, 2006).

Dos anos em que trabalhamos com o professor Manuel Correia de Andrade, na Cátedra Gilberto Freyre, ficaram grandes lições acadêmicas, científicas e de vida. Volumaram-se em nós os sentimentos de satisfação, amizade e reconhecimento que nos restarão para sempre..

Fonte: http://marildacdeoliveira.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)