Cinema: Curta no Rio


 Cultura


Festival Internacional de Curtas do Rio começa nessa sexta







Foto: AGÊNCIA PETROBRAS

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (Curta Cinema), maior festival competitivo do gênero no Brasil, será realizado entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro. A 19ª edição faz uma homenagem à França, com exibição de filmes do humorista Jacques Tati e da artista plástica Vivian Ostrovsky. Também haverá uma retrospectiva do cineasta brasileiro Arthur Omar e filmes indígenas. O Curta Cinema conta ainda com outras atrações como a Mostra Infantil, a Panorama Carioca e as mostras competitivas nacional e internacional. A entrada é franca.

Esse ano, além dos tradicionais pontos de exibição, como Odeon Petrobras, Caixa Cultural, Ponto Cine e Circuito de Cinemas do Grupo Estação, serão exibidos filmes nos cineclubes Ascine-RJ, Cinemaison e a Livraria da Travessa da Barra.

O Curta Cinema, patrocinado pela Petrobras, Caixa e Riofilme, é o único que qualifica os vencedores de seu Grande Prêmio a pleitear uma indicação ao prêmio da Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar®.

Inscrições

O Curta Cinema 2009 recebeu um total de 3.558 inscrições nacionais e internacionais. Foram 764 inscrições de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Diversos filmes são co-produção com outros países, como Argentina, Croácia, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Itália. O Festival recebeu ainda 2.794 inscrições de 93 países, entre eles, Egito, Filipinas, Malásia, Kosovo, Qatar e Argélia.

A cada ano o Festival traz mais público às salas de cinemas. Na edição de 2008, quase 30 mil pessoas participaram do evento, o que representou um aumento de público de 118%. Este ano a expectativa da organização do evento é que seja um público ainda maior.  O lema é, desde o ano passado, Cinema para Todos, procurando atingir um público de todas as idades e classes sociais.

A Petrobras e o cinema 

A Petrobras patrocina há 13 anos o Curta Cinema. Mas também apóia outros 25 festivais de cinema, como o Anima Mundi, maior festival de animação das Américas, os de Brasília, Gramado, São Paulo, Pernambuco, Ceará, o festival de documentários “É tudo verdade”, além do Cine Fest Petrobras Brasil, realizado em Nova York. Além dos festivais, o Programa Petrobras Cultural investe em mais quatro áreas do setor audiovisual através de seleção pública: produção de filmes de longa-metragem em 35mm para salas de cinema, produção de filmes de longa-metragem e curta-metragem para mídias digitais, produção de filmes de curta-metragem em 35mm para salas de cinema e difusão de filmes de longa-metragem em salas de cinema.

Maior patrocinadora de cultura e do cinema brasileiro, a Petrobras busca contribuir para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas platéias. A Companhia acredita que o patrocínio aos festivais de cinema é uma oportunidade de fortalecer a produção e a difusão da cultura nacional.

Mais informações sobre o Festival em:
http://www.curtacinema.com.br/

Publicada em 29/10/2009 19:14:07  
Por Agência Petrobras de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)