Educação: O Poder do Mito

Inspirado na Obra de Joseph Campbell "O Poder do Mito" - sobre a Viagem do Herói, base do workshop O Herói Dentro de Nós 


"O Poder do Mito" - Joseph Campbell, conhecida série de entrevistas de 1988 feita pelo jornalista Bill Moyers, ao professor, escritor e uma das maiores autoridades em mitologia, Joseph Campbell.

As entrevistas foram realizadas no Rancho Skywalker de George Lucas em 1987 poucos meses antes de seu falecimento, e estão organizadas em 6 capítulos que tratam da grande importância dos Mitos no processo de evolução da humanidade.

No Brasil foi veiculada pela TV Cultura de São Paulo. Esta é a abertura do primeiro capítulo "A Saga do Herói", foi ela que inspirou a bem sucedida campanha publicitária "Think Different", em 1997.
 
Leia, please, o belíssimo texto de Campbell falado na abertura, que fornece a base essencial para a mensagem da Apple sobre os "loucos" na promoção dos computadores Macintosh.


"Não precisamos nem mesmo nos arriscar sozinhos na aventura,
pois os heróis de todos os tempos já foram à nossa frente.

O labirinto é bem conhecido só temos que seguir os passos do herói.

E onde pensávamos encontrar algo abominável encontramos um deus.

E onde pensávamos que teríamos de matar alguém teremos de matar a nós mesmos.

E quando pensávamos viajar para fora chegaremos bem no centro da nossa própria existência.

E onde pensávamos estar sozinhos, estaremos em companhia do mundo inteiro." 

Nesse trecho inicial de 1,53 minutos é interessante observar, entre outras coisas, qual a cena dessa abertura que foi substituída na propaganda "Pense Diferente", pelo singelo abrir de olhos da menina no final.

Comentários

A Freska disse…
luiz biajoni está em um fórum sobre campbell, talvez vc goste:
http://www.yubliss.com/forum/242
:)

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)