O PIG Quer Saber : Quem é esse tal Lula - O Filho do Brasil?


Do Blog Fatos e Dados

“Lula, o filho do Brasil” e mostras itinerantes: respostas ao Estadinho


"Conforme conversamos por telefone, estou fechando uma matéria sobre a estratégia de exibição do filme  “Lula, o filho do Brasil”

Dentro da astuta estratégia de meus patrões em procurar chifres em cabeça de cavalo, e se não achar tratar de colocá-los, fui informado que  a divulgação do filme consta dos cinemas itinerantes. 

A Petrobras patrocina alguns projetos que têm esse foco, logo poderíamos 'denunciar' alguma ligação de "O Filho do Brasil" com Dilma.. Em razão disso, seguem algumas perguntas sobre o assunto."

PIG: Quantos projetos de popularização do acesso a cinema no Brasil contam com o patrocínio da Petrobras? Quais são os principais?

Blog Fatos e Dados: Em 2008, a  Petrobras patrocinou 40 projetos – entre festivais, mostras fixas e itinerantes – de difusão cinematográfica em todas as regiões do país, o que contribui para a formação de novas platéias, além de estimular a reflexão acerca do cinema nacional, entre eles Cinema BR em Movimento, Curta Petrobras às Seis, Festival do Rio e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em 2009, essa linha de atuação se manteve, com o patrocínio a vários projetos, entre eles os já citados.

É importante ressaltar que todos os projetos patrocinados contam com curadoria artística. Cabe exclusivamente aos curadores a seleção da programação de filmes exibidos, sem que haja qualquer ingerência da Petrobras. Além disso, nos projetos que trabalham com mostras itinerantes, a programação inclui apenas filmes que saíram de cartaz.

PIG: Quanto foi destinado neste ano a iniciativas desse porte?
BFT: Em 2008, o investimento em projetos de difusão (festivais e mostras de circulação) foi de aproximadamente R$ 16 milhões. O valor do investimento em 2009 estará consolidado apenas no fim do ano.

PIG: Para o ano que vem, há previsão de patrocínio para projetos desse tipo? Qual o valor?
BFT: Em 2010 a Petrobras manterá a linha de atuação em difusão de longas-metragens, como tem feito desde a primeira edição do Programa Petrobras Cultural, em 2003. Os valores estão em fase de planejamento.

PIG: O “Mostra BR Candango” e o “Cinema BR em Movimento” constam dessas ações de ampliação da democratização às salas de cinema? Quanto foi destinado a esses projetos?

BFT:Sim, da mesma forma que todos os projetos linha de atuação de difusão.


Valor (2008): R$ 427 mil (Lei Rouanet)
OBJETIVO: Exibir filmes para comunidades do Distrito Federal e Minas Gerais que não contam com salas de exibição. O projeto reforça o compromisso da Petrobras com o cinema brasileiro em todos os seus segmentos.

  


VALOR (2008): R$ 1,1 milhão (Lei Rouanet)
OBJETIVO: Projeto de difusão e exibição de filmes de longa-metragem da recente produção nacional, o Cinema BR em Movimento realiza sessões gratuitas em comunidades localizadas em todos os estados brasileiros. O projeto beneficia populações de cidades que não contam com, por meio do Circuito Comunitário. O objetivo do projeto é formar platéias e criar novos pólos de difusão para o cinema brasileiro.

Fonte:  “Blog Fatos e Dados - Petrobras

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