Greve: Bancários não dão tréguas. Greve completa 14 dias!

Greve & Mobilização




Direto da Chuiça(*) 


A greve dos bancários, que já era forte n BBNC( Nossa Caixa), foi ampliada ainda mais pelos funcionários do antigo banco paulista na quarta-feira 7, 14º dia de paralisação por tempo indeterminado da categoria.

Numa grande plenária realizada pela manhã em frente a matriz da Rua 15 de Novembro, os empregados decidiram fortalecer o movimento e até os gestores (algo jamais visto antes...) que estavam trabalhando e fazendo contingenciamento aderiram às paralisações.

>  Greve nacional dos bancários completa duas semanas








  1. “Essa é a resposta dos bancários à pressão que os "aspirantes a privilegiados" do ex-banco demotucano, a tal Nossa Caixa (Nossa Gente Demotucanalhas) fez esta semana para que os funcionários voltassem ao trabalho. 
  2. Além de continuarmos parados, trouxemos mais bancários para a greve. 
  3. Não vamos aceitar pressão e muito menos esta falta de vontade do banco em negociar a nossa participação nos lucros e resultados. 
  4. Enquanto não for resolvido o problema da nossa PLR, vamos continuar de braços cruzados”, afirma a diretora do Sindicato Raquel Kacelnikas.

A dirigente ressalta que a PLR dos bancários do BBNC está sendo discutida com o banco há dois meses, mas até agora não houve avanços.

Segundo Raquel, a direção da antiga empresa paulista joga no Banco do Brasil a culpa pela enrolação, enquanto a diretoria do BB empurra a responsabilidade para a Nossa Caixa.


  • “Quem tem de resolver o problema é o Banco do Brasil, porque agora somos todos funcionários da mesma empresa. Nossa greve não é só pela PLR, mas sim pela falta de respeito. Se uma reivindicação tão simples como essa é tão difícil de ser resolvida pelo banco, o que dizer quando começar a incorporação de fato?”, questiona.


Raquel lembra que os bancários da Nossa Caixa têm um histórico de luta que já rendeu muitas conquistas e que os trabalhadores continuarão agindo da mesma forma com o BB.
  1. “Não vamos começar nosso relacionamento com o Banco do Brasil com uma derrota. 
  2. Queremos uma solução para a PLR e não vamos deixar a greve enquanto não conquistarmos essa reivindicação. 
  3. Não somos bancários de segunda categoria, somos funcionários do Banco do Brasil como todos os outros e não vamos admitir um tratamento diferenciado. 
  4. Não pedimos para que o BB comprasse a Nossa Caixa, pelo contrário, lutamos para que o banco continuasse pertencendo ao Estado de São Paulo. 
  5. Mas já que a compra se concretizou, queremos entrar no BB de cabeça erguida”.

Segundo Raquel, mesmo se a Fenaban apresentar uma proposta decente e os bancários dos bancos privados encerrarem a greve, os funcionários da Nossa Caixa continuarão parados até que a empresa encontre uma solução negociada para a PLR. “Inclusive vamos fortalecer ainda mais o movimento, trazendo para a greve os gerentes, assistentes e os gestores de departamento e divisão. Esses bancários, embora ocupem cargo de chefia, precisam entrar na luta, pois a PLR é para todos”.

Fonte: Clipping do tato com redação em base de Fábio Jammal Makhoul - 07/10/2009

Índice de notícias
07/10/09
Inscrições para II Copa Bancária de Society vão até dia 13
07/10/09
Santander obriga funcionários a entrar de madrugada
07/10/09
Bancários param Unibanco da Vital Brasil
07/10/09
Bancos usam ameaças para tentar acabar com a greve
07/10/09
Sindicato protesta contra Santander na Bovespa
07/10/09
Bancários da Nossa Caixa ampliam mais a greve
07/10/09
Bancários do antigo BMC têm mais motivos para lutar
07/10/09
Greve nacional dos bancários completa duas semanas
07/10/09
Negociação com os bancos volta às 18h


(*) Chuiça: termo alcunhado por PHA a São Paulo que combina a pujança econômica da China com a qualidade de vida da Suiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)