Entrevista: A dura crise em Honduras

Professora do IUPERJ fala sobre a crise em Honduras.



"Se a comunidade internacional aceita o presidente golpita, legitima um golpe de estado"
(Prof. Maria Regina Soares-IUPERJ)


PHA entrevista a Prof. Maria Regina Soares de Lima - Parte 1

PHA entrevista a Prof. Maria Regina Soares de Lima - Parte 2
                                        

Zelaya diz que há franco-atiradores diante da Embaixada do Brasil

Presidente deposto faz pressão para que Estados Unidos se envolvam mais na questão hondurenha
Ulises Rodríguez/EFE
Foto por Ulises Rodríguez/EFE
Militar hondurenho passa por entorno da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa no dia que Zelaya acusa governo de instalar franco-atiradores


O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, denunciou nesta sexta-feira (9) a presença de franco-atiradores do Exército diante da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde está desde 21 de setembro.

Zelaya disse que foi instalada um grua que domina a embaixada do Brasil, de onde franco-atiradores observam o movimento dentro da sede diplomática.

O diplomata brasileiro Lineu de Paula já havia denunciado, na noite de ontem, que a embaixada era observada do alto por militares:

- Não sabemos o que querem, mas isto é um absurdo, não têm o direito de olhar o interior de nossa sede, ignoram que isto é uma representação diplomática.

Zelaya pediu à comunidade internacional que adote medidas econômicas e comerciais "mais fortes" contra o governo de fato, liderado por Roberto Micheletti. 

A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) partiu de Tegucigalpa na quinta-feira (8) sem conseguir promover o diálogo.

Segundo Zelaya, se os países da OEA, das Nações Unidas e os vizinhos de Honduras adotarem "medidas econômicas e comerciais mais fortes, será possível reverter o golpe em horas".

Hoje, após o anúncio do prêmio Nobel da Paz para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que o americano precisa fazer mais para resolver a situação hondurenha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)