Bancários: Banqueiros melhoram proposta e greve pode terminar nesta quinta!

Greve & Mobilização

Direto da Chuiça(*)

A greve dos trabalhadores já é vitoriosa! 


 Pelo sexto ano consecutivo os banqueiros foram obrigados a ceder e no 14º dia de greve, na quarta-feira (7), retomaram as negociações e apresentaram proposta que contém:
  • aumento real de salários, 
  • PLR maior, 
  • e adicional independente do crescimento do lucro.
A decisão de aceitar ou não a proposta conquistada, no entanto, é do bancários em assembleias a serem realizadas às 17h30 de quinta-feira 8. Serão quatro. Bancos privados: Clube dos Oficiais (Rua Tabatinguera, 278 - Sé); BBNossa Caixa: Sindicato dos Marceneiros (Rua Carmelitas, 149, Centro); Caixa Federal: Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192, Sé); Banco do Brasil: Casa de Portugal (Avenida Liberdade, 602, Centro).  
  • Você Bancário. Participe!

O reajuste proposto é de 6%, que significa aumento de 1,5% acima da inflação (passada), mas perda de 3,5% no acumulado do ano em exercício

A PLR cresceu, com um importante avanço: o adicional passa a ser 2% do lucro líquido do banco, independentemente do crescimento desse lucro. Ou seja, caso os bancários aceitem a proposta, estará na Convenção Coletiva de Trabalho: todo ano tem adicional à PLR. Outra importante vitória dos bancários é o teto do pagamento da PLR. A Fenaban queria derrubar para 4%, mas a luta garantiu o teto de 15% na distribuição do lucro.

“Garantimos um novo formato para proteger o ganho dos trabalhadores todo ano. A PLR como parcela do lucro líquido dos bancos, e não como parte da variação, é uma proposta da categoria desde 2005 que foi conquistada no BB e agora avança para os outros bancos”, destaca o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, que faz parte do Comando Nacional e negocia com a Fenaban.

Cresceu 

No dia 17 de setembro, quando apresentaram a primeira proposta rebaixada de reajuste de 4,5%, que mal repunha a inflação, os banqueiros disseram “esse ano está muito difícil, não é um bom momento para dar aumento real”.

Para o presidente do Sindicato, essa é mais uma mostra da vitória dos trabalhadores. “Já são 15 dias de uma dura greve. E só quem participa das paralisações sabe das dificuldades impostas dia-a-dia pelos bancos, para tentar atrapalhar”, diz Marcolino. “Mas os trabalhadores foram mais fortes, agüentaram firmes e agora podem se orgulhar de ter arrancado, em outro ano de muita luta, aumento real para salários e PLR maior.”

Agora os bancários devem decidir, nas assembléias desta quinta-feira, se querem aceitar a proposta dos bancos ou continuar em greve. “Temos de levar em conta uma série de fatores e saber que os bancos indicam essa como a proposta final, sem mais espaço para negociações.

Para o Sindicato, os bancários podem comemorar que a garra e a disposição de luta da categoria foram novamente capazes de fazer os banqueiros mudar a proposta e atender parte importante das nossas reivindicações. Os bancos queriam economizar com os trabalhadores, mas desistiram. Estamos todos de parabéns!”

Bancos Públicos 

A greve garantiu também avanços nos bancos públicos, como mais contratações para reduzir a pressão sobre os bancários e programas contra o assédio moral. Ainda nesta noite, voltam as negociações específicas com a direção do Banco do Brasil. As da Caixa voltam na quinta 8.

Dias parados  

Os dias parados durante a greve serão compensados até o dia 15 de dezembro de 2009 e não poderão ser descontados em hipótese alguma. A compensação será limitada a 2 horas por dia e não pode recair nos finais de semana ou feriados, nem incidir sobre horas extras feitas antes da assinatura do acordo.

Leia mais


Pesou a ausência de funcionários e diversas agências fechadas em 5º dia útil. Sem os trabalhadores, os bancos não são nada.

Fonte: SpBancarios.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)