Aperitivo: Almadém é vendida e Miolo Wine torna-se líder de mercado
Vinhos & Fusões
Release
Da Redação do CT (Clipping do Tato)
PERNOD RICARD BRASIL ANUNCIA VENDA DE ALMADÉN PARA A MIOLO WINE GROUP
Com a aquisição, grupo de empresas comprador torna-se líder de mercado de vinhos finos no País, passando a ser o maior dono de vinhedos próprios
A Pernod Ricard – multinacional co-líder mundial em destilados e vinhos – anunciou, hoje (06.10), que acabou de assinar contrato de venda da sua marca Almadén para as Vinícolas Miolo e Lovara e o empresário gaúcho Raul Anselmo Randon, que integram a Miolo Wine Group – uma das empresas mais importantes do segmento de vinhos no mercado nacional.
A negociação prevê, além da comercialização dos direitos da marca, o vinhedo e a unidade fabril, ambos localizados em Santana do Livramento (RS).
O processo deverá ser totalmente concluído até o final de dezembro deste ano, quando oficialmente a Miolo Wine Group passa a ter o controle sobre os direitos da marca, produção, engarrafamento e distribuição dos produtos, incluindo ainda o gerenciamento da fábrica e vinhedo.
- “Com essa transação, temos a certeza de que a Miolo Wine Group dará continuidade ao trabalho que vem sendo feito e incrementará os investimentos para elevar o patamar de excelência de Almadén no mercado brasileiro de uma forma estratégica. O fato de a Miolo ser uma empresa nacional focada e consolidada em vinhos finos nos assegura de que a marca se tornará ainda mais forte, crescendo em todo o País”, afirma Bryan Fry, Presidente da Pernod Ricard Brasil.
Com a aquisição, a Miolo Wine Group se torna líder no mercado nacional de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras. A produção total será de 12 milhões de litros de vinhos, e o faturamento, de R$ 100 milhões. O grupo também passa a ser o maior proprietário nacional de vinhedos próprios, com 1.150 ha, todos de uvas viníferas conduzidas pelo sistema vertical (espaldeira).
- “Com o negócio, a Miolo Wine Group passa a ser líder nacional na venda de vinhos finos entre as produtoras brasileiras, detentora de um portfólio com mais de 100 rótulos e 530 funcionários. Com a aquisição, vamos antecipar em seis anos nossa meta traçada no planejamento estratégico da empresa para 2018”, afirma Marcelo Toledo, CEO da Miolo Wine Group.
A meta da Miolo Wine Group é duplicar a participação da Almadén no mercado brasileiro de vinhos nos próximos 10 anos. Para atingir o objetivo, os novos proprietários planejam investir R$ 12 milhões iniciais em marketing, vinhedos, mecanização, tecnologia e na modernização da estrutura de enoturismo semelhante a do Vale dos Vinhedos. A empresa irá manter os 106 postos de trabalho direto e, na medida em que for aumentando a operação, deverá gerar novos empregos.
A Almadén será uma empresa independente, mas terá as mesmas orientações técnicas dos demais projetos do grupo. Os sócios já pertenciam à Miolo Wine Group, empresa responsável pela operação comercial de todos os projetos.
A Miolo e a Lovara são sócias na Vinícola Ouro Verde junto com a espanhola Osborne e possuem seus projetos no Vale dos Vinhedos e na Serra Gaúcha.
Além da liderança no mercado nacional de vinhos finos conquistada com a compra da Almadén, a empresa é líder das Américas na produção de espumantes pelo método champenoise e a 3ª maior produtora de espumantes do Brasil. Três anos após ingressar no mercado de brandies no Brasil a partir da parceira com a espanhola Osborne, também já é líder neste segmento.
Lançada em 1984, Almadén é a marca mais tradicional do mercado brasileiro e pioneira no conceito de vinho varietal. Líder no segmento de vinhos finos nacionais há mais de duas décadas, continua a mais lembrada pelos consumidores em diversas pesquisas.
Por Tato de Macedo (com redação de Juliana Jordão - Brodeur)
Comentários