Rumo a 2010: Campanha da oposição parece que vai levantar vôo

Caravana demotucana do fracasso
Clique na imagem para ver em tamanho grande!

Do Blog Muito pelo Contrário



Eu realmente gostaria de saber por que os sites de notícias e os institutos de pesquisa pararam de divulgar os gráficos de linha (que mostram a evolução dos candidatos ao longo da pesquisas) e trocaram por gráficos de barra (que ocultam essa evolução) para mostrar os cenário eleitorais para 2010.

Por isso fiz o gráfico acima, usando dados do Datafoia e vou atualizá-lo na medida em que as pesquisas forem saindo. Vou fazer um com os dados do IBOGOLPE também. Só falta conseguir achar todos os dados naquele site confuso by design.

A meu ver, olhando esse gráfico, vejo uma candidata que saiu do zero no 1T2008 e cresceu fortemente até o 2T2009 e só recentemente se estabilizou. Mas num nível razoável para uma pré-campanha.

Para piorar (ou melhorar) quando se consulta a linha do tempo do noticiário percebe-se que a Dilma começou crescer surpreendentemente no auge da “Crise dos Cartões”.

Então, por que toda mídia vende a idéia de que a candidatura dela já está derrotada? Ou “natimorta” (de novo) como o “cientista político” (?) Marco Antonio Villa, já disse?

Não sei não, mas parece mais uma “distorção da realidade”, misturado com um “pensamento enviesado de desejo” (wishful thinking).

Falta tanto tempo, e olhando esse cenário, se fosse da campanha do PT, não ficaria nem um pouco pessimista.

Fonte: http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=857580505401852745&postID=8951479183561324347

Comentário: Assista a este sensacional vídeo - A Queda, Hitler no papel de Serra


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)