Vamos ao teatro?

Clássico infantil Saltimbancos volta aos palcos em São Paulo nesse fim de semana



Uma gata, uma galinha, um jumento e um cachorro. Parece pouco, mas juntos eles podem muito. Quatro animais que, desiludidos com o tratamento recebido pelos seus patrões, envolvidos por um sistema opressor que os impede de reivindicar seus direitos, resolvem abandonar seus postos e unirem-se em busca da liberdade, tornando-se então saltimbancos.


Inspirado em "Os Músicos de Bremen", dos irmãos Grimm, o autor italiano Sergio Bardotti, comprova com absoluta lucidez, a capacidade de se refletir sobre temas complexos como a desigualdade e a exploração social, voltado para uma linguagem infantil, sem perder sua essência de teor político.


Luiz Enriquez fez as músicas, e o cantor e compositor brasileiro Chico Buarque, traduziu e adaptou, transformando numa história que toca a mente e o coração de adultos e crianças.


Cia. 4 na Trilha


O grupo é formado por quatro atores que têm como proposta desenvolver um trabalho em que cada um possa contribuir para a realização estética e conceitual do espetáculo. Durante este projeto de pesquisa infanto-juvenil, cada integrante formulou sua experiência adquirida nos processos de teatro de grupo, para descobrir, junto com as crianças e os jovens, os rumos para uma nova linguagem educacional.


Panos, linhas, recipientes descartáveis, instrumentos musicais, meias, luvas, tampinhas de garrafas de variadas cores são os ingredientes que compõem o universo dos "vagabundos" saltimbancos. Figurino, cenário e adereços constituem muitas vezes a primeira impressão do espectador, e em Os Saltimbancos se transformam em uma cenografia ambulante, um cenário que se desloca com o ator, misturando-se ao figurino.


Essa integração tem uma função não somente estética, mas auxilia também no desenrolar da história. Malas e adereços ocupam o espaço e se deslocam traçando o tempo, as modificações das personagens e seus conflitos. Tudo é manipulado como objeto representativo, como enunciador da ação: ora muro, ora casa, ora carro, ora banquinho. Esta combinação é construída de forma artesanal e didática, pois a criança, ao identificar estes elementos, constata que a arte está associada ao seu cotidiano e se identifica com o espetáculo.



Ficha Técnica


TEXTO

Os Saltimbancos


AUTOR

Sergio Bardotti


MÚSICAS

Luiz Enriquez


DIREÇÃO

Cia. 4 na Trilha


ELENCO

Denise Cecchi (gata)

Linaldo Telles (cachorro)

Nino Belucci (jumento)

Renata Augusto (galinha)


Duração: 45 minutos


Recomendado para

maiores de 5 anos


DIREÇÃO MUSICAL E COREOGRÁFICA

Samir Calixto


FIGURINOS, CENÁRIO E ADEREÇOS

Linaldo Telles


MAQUIAGEM

Cia. 4 na Trilha


ILUMINAÇÃO

Leonardo Devitto


PRODUÇÃO

Denise Cecchi e Linaldo Telles


PRODUÇÃO EXECUTIVA

Denise Cecchi

Serviço

Teatro Anhembi Morumbi

Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca

Estreia: 1 de agosto

Tel: (11) 4003-1212

Quando: sáb. e dom., 16h.

Preço: R$ 20,00

www.teatroanhembimorumbi.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)