Educação: Forbes publica ranking das melhores universidades

Já por terras tupininquins, as melhores universidades...

MEC aponta a Unifesp como a melhor entre as públicas

O MEC (Ministério da Educação) listou as melhores universidades do país de acordo com o seu novo indicador, o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). A primeira colocada geral foi a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e entre as faculdades particulares a PUC - Rio foi a vencedora.

O IGC foi criado para, em um só indicador, medir a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado de uma universidade. Para a graduação, são utilizados os dados do CPC (Conceito Preliminar de Curso) como o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), corpo docente e programa pedagógico. Já os programas de pós-graduação são avaliados Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), que acompanha anualmente o desempenho dos programas.

A Unifesp teve nota 439 (em uma escala de zero a 500). Há duas semanas, o reitor Ulysses Fagundes Neto e a cúpula da universidade renunciaram após denúncias de irregularidades nos gastos do reitor em viagens.

Instituições públicas estaduais não são obrigadas a participar da avaliação - USP e Unicamp ficaram de fora, da mesma maneira que não participam do Enade. (têm medo do quê? - CT)

De acordo com o resultado, apenas 5,3% das instituições públicas e 0,7% das privadas alcançaram a nota máxima (5). A nota 4 foi atribuída a 30,2% das instituições públicas e 4,2% das privadas e, com a nota 3, ficaram 43,8% das públicas e 46,6% das privadas.

Confira as 10 melhores instituições do ranking abaixo:

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Fonte: http://www.cartanaescola.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)