Justiça: Direito do Consumidor

Cartão de crédito e telefonia encabeçam demandas nos Procons
Brasília, 10/03/2009 (MJ) – Cartão de crédito e telefonia foram os setores que mais deram dor de cabeça ao cidadão brasileiro no ano passado, segundo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Só o cartão de crédito responde por 11,1% (80,4 mil) do total de 724 mil demandas recebidas pelos procons de 23 estados e do Distrito Federal – seguido da telefonia móvel (10,8%) e fixa (10,3%).

Os outros seguimentos que concentraram registros foram: aparelho celular, banco comercial, financeiras, energia elétrica, produtos de informática e cartão de loja. Em relação às áreas, a seqüência dos atendimentos pelos procons começa pelos assuntos financeiros (34,9% ou 253 mil). Depois: serviços essenciais (27,5% ou 202 mil), produtos (26,2% ou 188 mil) e serviços privados (8,3% ou 57 mil).

O Boletim Nacional do Sindec 2008 apresenta, ainda, dados agrupados segundo os problemas relatados pelo consumidor. Os mais recorrentes são cobrança errada (25,3% do total de demandas), contrato (10,2%), garantia (10%), dúvida sobre cobrança, valor indevido, reajuste (4,1%) e produto entregue com danos ou defeitos (3,9%).

As informações do Sindec são Integradas e sistematizadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça. Elas oferecem um panorama do relacionamento das empresas com os clientes. Trata-se de um instrumento que reforça o exercício do poder de escolha e permite aos procons aprimorar e a ampliar suas políticas públicas.

Clique aqui e confira o Boletim Nacional do Sindec 2008.

Fonte: http://www.mj.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)