BACEN: De Volta Para o Futuro

Cena do filme O Imperador e o Rei. Tradução atual: O Imperador e o Empreendedor

Banco Central oficializa aquisição da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil
O Banco Central confirmou na noite desta terça-feira (10) a aprovação da aquisição do Banco Nossa Caixa (BNCA3) pelo Banco do Brasil (BBAS3). Segundo nota, foram avaliadas questões concorrenciais, de aspecto societário e de concentração no SFN (Sistema Financeiro Nacional).

O último dos pontos deu margem a debate. "Em face dos ganhos de eficiência gerados pela operação, o Banco Central decidiu vincular a aprovação da operação à observância por parte do Banco do Brasil de compromissos de desempenho com vistas a compartilhar esses ganhos com a sociedade, em consonância com metodologia utilizada por agências reguladoras da concorrência no País e no exterior", concluiu o órgão.

Compromissos firmados
Três compromissos básicos foram relacionados para aprovação do negócio entre os dois bancos. Nos próximos cinco anos, as tarifas de serviços prioritários devem ser mantidas em patamares inferiores ou iguais à média das tarifas cobradas pelos cinco maiores bancos brasileiros.

Em adição, os clientes do Banco Nossa Caixa devem ter isenção de tarifa para utilização do terminal compartilhado, quando do compartilhamento de terminais de auto-atendimento entre as duas instituições.

Alinhamento de tarifas
Outra cláusula da aprovação prevê que, a partir de 15 dias contados da transferência das ações do Banco Nossa Caixa, as tarifas vigentes no Banco do Brasil devem ser alinhadas, referentes aos serviços prioritários, mantendo-se as que eventualmente já apresentem preços menores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)

Eike Batista: Separados por um bombeiro

A dinastia Rothschild e a invenção do Capitalismo na linha do tempo