Avec Elégance

"Quando todos pensam igual é porque ninguém está pensando."
(Walter Lippman)
Retrato de um playboy
"Dia destes entrei em uma loja da rede Fran's Café, localizada na Giovanni Groncchi tendo em primeiro plano o oásis do "Paço dos Reis"... e no segundo plano a favela de Paraisópolis.


Como de hábito em qualquer cafeteria, fiz meu pedido padrão, um expresso e um pão de queijo. Qual não foi minha surpresa ao receber o café cuidadosamente apoiado sobre uma pequena bandeja, acompanhado de um elegante copo contendo água mineral gasosa e um folheto explicando tratar-se de uma tradição italiana: a água com gás aguça as papilas enaltecendo o sabor do café que será sorvido. E todo este cuidado pelo mesmo preço de um expresso tradicional.

Num destes finais de semana resolvi dar descanso ao vídeo-cassete e dirigi-me a um Cinemark para apreciar um bom filme. Fiz a opção por esta rede raciocinando que, em virtude do grande número de salas, as filas seriam pouco significativas. Ledo engano. Apreciei, sim, fila para adquirir o ingresso, fila para acessar a sala, fila para comprar os acessórios pipoca e refrigerante. E me vi estarrecido diante do custo de R$ 3,50 por um copo de Coca-Cola, valor suficiente para adquirir 3 litros da mesma bebida, e de R$ 7,00 por um pacote de pipocas, correspondente a 4 vezes a mesma porção para se fazer no microondas.


Meses atrás resolvi retomar a prática da natação e fui ter um diálogo com minha antiga academia, a Runner. Solicitei-lhes uma proposta para que eu retornasse ao quadro de alunos mediante um preço diferenciado considerando-se meu histórico. A resposta que obtive dizia que eu teria que me adequar às normas vigentes para novos alunos. Seria uma assertiva aceitável se não tivesse partido do Departamento de Fidelização da empresa que teoricamente deveria zelar pela manutenção de seus associados."

Fonte: Texto adaptado de Tom Coelho - "Diferenciação"

"Auto-crítica é fundamental"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)