Comportamento: Umas palavrinhas sobre Gêmeos

"O intelecto dentro de cada homem é Deus"
(Menandro)


O mais famoso gêmeos de nossa herança mitológica são Castor e Pólux, filhos de Zeus, chocados de um ovo posto por Leda após sua união com Zeus, disfarçado em cisne.

Isso nos mostra de imediato que Gêmeos é metade pássaro. Desde a gaivota das praias ao engraçado papagaio, Gêmeos tem muito em comum com nossos amigos emplumados.

Castor e Pólux são uma espécie muito particular de gêmeos na mitologia, sobretudo, embora sejam ambos bravos e corajosos guerreiros, porque um é humano e o outro, divino. Quando um deles morre e suas súplicas chegam aos ouvidos de Zeus, este faz um pacto com eles. (Gêmeos tem verdadeiro talento para fazer pactos.) Eles conseguem autorização para alternar sua imortalidade.

Enquanto um tira férias no Olimpo, com os deuses, o outro é um simples mortal na Terra. Depois eles trocam de lugar. É como o intercâmbio de estudantes estrangeiros nas universidades. E toda vez que invertem as posições, eles têm um pouco de tempo para ficar juntos, conversando." (...)

A sombra
Que espécie de sombra pode ter o deus das sandálias aladas?

Como bem se poderia esperar, parece haver duas sombras diferentes para Gêmeos. Alguns geminianos revelam as duas; outros, somente uma. A primeira vamos chamar de a Síndrome da Criança Irresponsável. A segunda vamos chamar de Conspirador.

A primeira pode ser ilustrada com este diálogo, que se passou numa festa, entre um amigo meu e um geminiano:

GÊMEOS: Bem deixe-me dizer-lhe como acho que este país deveria ser governado. Em primeiro lugar, eu me oponho radicalmente à sociedade materialista. Acho que as pessoas conseguiram misturar todos os seus valores. Todos estão querendo casas maiores, carros maiores e mais móveis, e ninguém se incomoda com o que está acontecendo com seu compatriota. Creio que deveríamos voltar para a auto suficiência individual.
AMIGO: Diga-me como é que você ganha vida? (Notando o terno caro e o largo anel de ouro em seu dedo)

GÊMEOS: Eu? Olhe, não vamos falar a meu respeito. Quando se pergunta isso a alguém numa festa, na verdade, está-se perguntando "Quanto você ganha?" Nós estávamos falando a respeito do que está errado nesta sociedade. Mas, se você quer realmente saber, eu escrevo algumas canções, coisas do gênero.
AMIGO: Mas como você se sustenta, se é tão contra o estilo de vida convencional, com um trabalho comum?

GÊMEOS: Ah, eu explico. Eu apenas odeio essa espécie de mentalidade daqueles que trabalham das oito às dezoito, que se empenham e se enroscam na burocracia das leis sociais e seus valores. Aliás, você não teria um cigarro para me dar?

Esta última frase é o ponto alto da questão. Nosso amigo, a sombra do geminiano, tendo discursado eloquentemente sobre o que está errado no mundo materialista, ingenuamente pensou que meu amigo poderia dar-lhe algo que ganhou trabalhando das oito às dezoito. Ele recusou, e nosso amigo sombra de Gêmeos se sentiu ultrajado e imediatamente o classificou de egoísta e materialista.

Esta é a Criança Irresponsável: como o deus dos ladrões e dos mentirosos, a sombra regida por Mercúrio aqui só quer ter o gêmeo divino e dispensar o humano.

Num certo sentido, o Conspirador faz o contrário. Ele não consegue achar seu gêmeo divino e se sente terrivelmente isolado e quase neurótico a maior parte do tempo. Ele não se liga em si mesmo e se sente desconectado. Aprecie o seguinte diálogo:

GEMINIANO: Você não gostaria de lá. É só uma pequena cidade do interior. Olhe, tenho de sair agora para ir buscar o jornal.
(Mais tarde...)
NAMORADA: Você disse alguma coisa a respeito de um contrato. Diga-me, o que você realmente faz? Isso me interessa.

GEMINIANO: Ah, era só um contrato. Escute, será que hoje à noite nós poderíamos ir ao cinema ver Nosferatu? Ouvi dizer que é mesmo espetacular, e eu adoro os filmes do Herzog.
NAMORADA: (Começando a sentir-se ligeiramente inquieta) Você não me respondeu.

GEMINIANO: Não, é verdade. Não respondi. Eu só estava observando suas reações. Quando deixo de lhe contar algo, você fica pálida e nervosa. Por que você quer saber tanto?
NAMORADA: Saber tanto: Eu só queria saber algo a seu respeito. Observe: nós estamos saindo juntos há seis semanas. Tenho o direito de saber.

GEMINIANO: Não use a palavra "direito". Ninguém tem o direito de saber nada sobre ninguém. Se eu achar que devo contar-lhe algo, essa é uma prerrogativa minha. Suponho que você costuma extrair informações de seus namoradinhos para controlá-los. Eu é que não vou lhe dar nenhuma. Conheço o jogo. Por que não saímos já e vamos ao cinema, hein?

Ele não esconde que é um "conspirador", não só por conspirar contra os outros mas porque está convencido de que todo mundo quer alguma coisa dele e trabalha por caminhos tortuosos para não dá-la seja lá o que for. O conspirador é a sombra paranóica de Gêmeos. (...)

Gêmeos e o amor
Segundo a astrologia tradicional, o geminiano se dá melhor com os dois outros signos de ar, Libra e Aquário. Isso soa bem no papel, mas nenhuma pessoa é apenas um signo e os iguais nem sempre se atraem. Às vezes até se aborrecem.

Embora o geminiano tenha muito em comum com os outros signos de ar e se comunique muito bem com eles no campo das idéias, tem uma irresistível atração pelos signos de água - Peixes, Escorpião e Câncer. (...)

O homem de Gêmeos
O homem de Gêmeos tem algumas qualidades notáveis, sendo uma delas o fato estar constantemente se movimentando.

Às vezes fisicamente: sujeito a inquietações, e mesmo não se sentindo assim, seus olhos estão sempre se movendo, registrando tudo o que se encontra ao seu redor e inspecionando cada pessoa com imensa curiosidade.

O longo olhar fixo que diz tudo num silêncio apaixonado não faz o gênero do geminiano. Muitos geminianos simplesmente não conseguem manter o olhar por muito tempo e não gostam de ser aprisionados por alguém que olhe fundo em seus olhos. (...)

A mulher de Gêmeos
Se você acha que todas as mulheres deveriam ser doces e submissas, criaturas sentimentais sem muita inteligência, cujo papel na vida fosse ter filhos e ser devotadas esposas e companheiras, em primeiro lugar não deveria estar lendo este blog.

Principalmente não deveria estar lendo a respeito dos signos de ar, pois as mulheres nascidas sob este elemento são as menos indicadas para corresponder a essa tradicional e doce imagem.

As mulheres de Gêmeos pensam, e, assim como suas primas dos signos de Aquário e Libra, pensam muito mais rapidamente que qualquer outra pessoa que você conheça, homem ou mulher.

Sua maneira de pensar não precisa ser nem científica nem muito consistente, mas ela é uma pessoa que tem idéias, que precisa de estímulo mental e de pessoas interessantes em sua vida.

Isso não quer dizer que a mulher de Gêmeos seja incapaz de se apaixonar, de ser maternal ou de cuidar da casa; apenas quer dizer que estas coisas em geral não estão no alto da lista de suas prioridades.

Gêmeos, seja homem ou mulher, tem de ter ar para respirar e espaço para explorar. (...)

Fonte: Star signs for lovers. Greene, Liz. 1980. Ed. cultrix

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)