Saúde: Dependentes de drogas lícitas e ilícitas estão mais vulneráveis à AIDS, revela pesquisa

Por Tato De Macedo & cols.


O conhecimento emergente da epidemia da AIDS ressalta a forte associação entre consumo de substâncias e comportamentos sexuais de risco para a infecção. 

Mas se o risco de infecção pelo HIV/AIDS associado ao consumo pela via injetada está bem documentado (Wodak & Mcleod, 2008), o mesmo não acontece em relação ao consumo do álcool.

O presente estudo é observacional, descritivo, indutivo, e pretendeu avaliar se as pessoas com dependência de álcool poderiam ser consideradas grupo prioritário para a prevenção e rastreio do HIV/AIDS, equiparando-os às pessoas com dependência de substâncias ilícitas.

A amostra de conveniência contemplava 246 sujeitos (156 homens e 91 mulheres), com idades entre os 19 anos e os 67 anos, e dividia-se em 3 grupos:  

1-  constituído por sujeitos dependentes de álcool;

2- constituído por sujeitos dependentes de substâncias ilícitas; e

3- nomeado sem dependências.

Os resultados demonstraram haver diferenças significativas entre os três grupos relativamente às variáveis perceção e comportamentos de risco, e realização do teste de rastreio para o HIV /AIDS, e permitem-nos concluir que os dependentes de álcool são um grupo que cumpre os requisitos.. risco para a infeção pelo vírus.

Fonte: EDIUAL- Universidade Autônoma de Lisboa - ANAIS DE PSIQUE, 2017. https://repositorio.ual.pt/handle/11144/3408

PANO RÁPIDO: O homem é escravo de seus desejos. Controle-os. Diga não às drogas. Escolha a vida e seja muito mais feliz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)