Da série: "Daquilo que os petralhas não querem que você saiba"

Eu queria ser índio
 Foto: Zé Dirceu em cana? Não, idiotas, na canoa. (PT)

Direto das Águas Sujas do PT
Antes da descoberta do Brasil [pelo PT, segundo sua propaganda], um índio que quisesse fazer uma canoa, derrubava uma árvore e no final de um mês de trabalho teria sua canoa novinha em folha. Já um cara pálida brazuquiano que quiser uma canoa, não terá a mesma sorte. 

Para facilitar o raciocínio, vou supor que você esteja empregado numa indústria de canoas no Amazonas e que após um mês de trabalho, talhando a mesma árvore do nosso índio, receba 1.000 reais de salário. Descontados 15% de imposto de renda e 8% de contribuição social, o salário se reduz para 770 reais.[este é você mesmo, caro cidadão, trabalhador, pequeno empresário, contribuinte e eleitor do PT]

No final do mês você entra na loja de fábrica disposto a comprar a própria canoa que fabricou e negocia com seu patrão:
  • “Sendo da casa, não vou cobrar o custo da matéria prima, só sua mão-de-obra. Seu salário foi de 1.000 reais, que, acrescido de 50% de encargos sociais, soma 1.500. Tem mais 11% de IPI, 22% de ICMS, tem PIS, COFINS e mais 58 taxas e tributos, um total de 2.200 reais. Tem ainda 5% do meu lucro, igual à média brasileira, e o barco é seu pela bagatela de 2.310 reais”.
Você olha seu salário de 770 reais e percebe que não comprará sua canoa nunca, porque ela custa três vezes seu salário por causa dos impostos.

O Brasil está numa canoa furada não [só] pela ganância do capital [que não é pouca], mas [sobretudo] pela carga tributária do governo [que é ainda maior], que praticamente consome 65% do valor adicionado do produto, já que não incluimos a matéria prima, como foi neste caso.

Isso explica porque o capitalismo está acabando e desempregando. [E também o porquê de cada vez mais o Estado estar-se apropriando dos meios de produção e inchando cada vez mais a máquina pública]

Só sobrevivem a área de serviços e a economia informal. [não por acaso, dois carros-chefes da inflação galopante do governo Dilma, ao lado dos alimentos]

Karl Marx deve se revirar na cova ao constatar que no Brasil [esse aí, do PT, na foto ao lado] quem explora o trabalhador não são os 5% da ganância dos capitalistas que supriram a ideia e o capital e sim os 65% de impostos do Estado [que saem do seu bolso, cidadão, e vai custear a boa vida de corruptos, bandidos da pior espécie que foram apanhados em flagrantes atos criminosos, julgados e condenados pelo STF].

Esse exemplo, embora simplificado, permite também explicar as verdadeiras razões da má distribuição da renda no país.
  • Nossa produção só pode ser vendida se existirem consumidores que ganhem três vezes mais do que aqueles que produzem.
Quem ganha 770 reais não consegue comprar o produto de seu trabalho.
  • Sua canoa e seu salário depende de alguém que ganhe 2.310 reais para que seja vendida e seu salário efetivamente pago.
  • Você por sua vez só consegue comprar os produtos elaborados por quem ganha 260 reais.
Se as diferenças entre salários diminuíssem, ocorreria uma melhoria na distribuição de renda, mas a produção não escoaria, porque não haveria renda suficiente para comprá-la. Tudo por causa da enorme carga dos impostos.
  • Não é o sistema capitalista que precisa de uma má distribuição de renda. É o sistema governamental.
Se a reforma tributária não reduzir drasticamente os impostos, de preferência pela metade, continuaremos com a pior distribuição de renda do mundo, desemprego, exclusão social e violência. Nenhuma das propostas de reforma começou com a questão fundamental: discutir as funções do Estado moderno, para depois discutir quais os impostos necessários para pagar a conta.
  • Algo me diz que a reforma tributária aumentará ainda mais nossa carga tributária e não propiciará uma redução, como se imagina.
Não é à toa que, de todos os grupos residentes no Brasil, os que têm de longe a melhor distribuição de renda são justamente os índios [os rentistas, os banqueiros, os políticos, os sindigateiros].
Enfim, os que não pagam impostos, neste país, e no final do mês têm suas canoas [importadas] na garagem. Ou como diz o canal do Otário:
Fonte: YouTube

(Em base de artigo do Prof de Harvard, Stephen Kanitz, publicado na Revista Veja em 1999.)

PANO RÁPIDO: Se você, caro amigo navegante, teve alguma dificuldade para entender e assimilar o texto acima, me desculpe, mas então merece esse governo petista que aí está pintando e bordando e que, a bem da verdade, foi eleito por você. Portanto, só nos resta dizer...

Comentários

Iltonarag disse…
PT VAPA PUT A KEEP ARE YOU ( Blog do Tato )

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)