Admite-se: jovem pródigo
O que tenho aprendido é que temos muito a aprender com os pássaros
Por Homero Reis
A fábula é assim: Um jovem pródigo havia consumido todo
seu patrimônio. Restava-lhe apenas um manto, quando viu uma andorinha,
que chegara antes da estação certa. Julgou, então, que tinha chegado a
primavera e que não mais precisaria do manto. Assim pensando, o vendeu.
Naquela mesma noite fez um frito descomunal e o jovem andando em busca
de abrigo deparou-se com a andorinha morta de frio. Então, lhe disse: -
Miserável, tu te perdeste e fizeste o mesmo comigo.
Moral: tudo o que é
feito fora do tempo é prejudicial.
Esta fábula deu ensejo a vários ditados populares: “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, ou ainda, “quem tudo quer tudo perde”. Na literatura sapiencial, há um texto atribuído a Salomão, o qual afirma que “tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de gastar; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de calar e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz” (Ec.3:1-8).
Esta fábula deu ensejo a vários ditados populares: “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, ou ainda, “quem tudo quer tudo perde”. Na literatura sapiencial, há um texto atribuído a Salomão, o qual afirma que “tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de gastar; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de calar e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz” (Ec.3:1-8).
Na moral da fábula, Esopo apresenta a falta de cuidado do
jovem ao fazer uma avaliação precipitada do tempo a partir de uma única
andorinha. Sua imprevidência revela um estilo de vida que justifica o
fato de ter consumido todo o seu patrimônio. Este é (talvez) o mais
difícil princípio da sabedoria: capacidade de se viver a partir de uma
avaliação sensata do momento de vida.
Tive uma cliente de vinte e dois anos. Cheia de vida e de atividades, chegou ao escritório para fazer sessões de coaching. Sua demanda era “ser capaz de fazer as coisas certas”. Até aí, tudo bem. Comecei a conversar com ela para entender tal demanda. O que tive como resposta foi uma agenda lotada das mais diversas coisas: diversos cursos, empregos, estudos, negócios, estágios, leituras, concursos e uma conclusão: “Não tenho tempo a perder”.
Tive uma cliente de vinte e dois anos. Cheia de vida e de atividades, chegou ao escritório para fazer sessões de coaching. Sua demanda era “ser capaz de fazer as coisas certas”. Até aí, tudo bem. Comecei a conversar com ela para entender tal demanda. O que tive como resposta foi uma agenda lotada das mais diversas coisas: diversos cursos, empregos, estudos, negócios, estágios, leituras, concursos e uma conclusão: “Não tenho tempo a perder”.
Fiquei assustado e lhe perguntei em que momento
da vida ela tinha tempo para ter vinte e dois anos. Em que momento da
vida ela iria curtir sua idade, com todas as implicações que cada etapa
da vida requer? Viver a vida com o devido equilíbrio é desafiador. Por
isso que se conceitua sabedoria como o equilíbrio dinâmico entre a idade
e as possibilidades.
Ser um velho aos dezoito e um garotão aos oitenta
são inadequações. Cada momento da vida oferece infinitas possibilidades,
ser capaz de escolhê-las adequadamente revela maturidade. Para tanto,
somos desafiados a entender que sabedoria é estar adequado consigo mesmo
e com o contexto.
O mundo moderno está construindo um tipo de demanda de competência que, a
meu ver, é equivocado. Embalados por um discurso fantástico sobre as
peculiaridades geracionais, sobre a mudança veloz, sobre a
competitividade acirrada, sobre as exigências cada vez maiores, os
jovens profissionais apegam-se às caracterizações desses rótulos para
abandonar uma visão adequada de seus relacionamentos.
Há um ano, mais ou
menos, recebi um estagiário em minha empresa. Na entrevista inicial,
apresentei a ele o padrão de convivência que tínhamos e as normas de
conduta que a empresa adotava. Sua resposta foi direta: “Diga-me o que
tenho que fazer que do resto cuido eu”. Aí, percebi onde estava o erro.
Ele conhecia suficientemente a teoria que adotávamos nos trabalhos, era
capaz de citar autores e conceitos, mas não era capaz de ter um
relacionamento que primasse pela interação, pela aprendizagem, pelo
processo natural de crescimento, pela leveza relacional. Do tipo
workaholic, existia nele a presunção do conhecimento e da competência.
Dono de um currículo escolar cheio das melhores notas, faltava-lhe, no
entanto, a humildade de quem precisa mais do que ter informação, é
preciso ter conhecimento. Faltava-lhe a capacidade de estar inteiro em
cada momento com a devida serenidade com que as coisas devem ser feitas.
É preciso saber que uma andorinha só não significa a chegada da
primavera. É preciso saber que não se deve vender o último manto. É
preciso saber que existem ingovernabilidades que não podem ser
previstas, mas que podem ser minimizadas se somos previdentes.
É preciso
humildade para submeter-se.
Um amigo, recém-formado em medicina e dotado de um grande senso social, resolveu dedicar algum tempo de sua vida a uma ação de saúde comunitária numa tribo indígena, no interior amazônico. Chegou à tribo e, passado o tempo de ambientação, deparou-se com as práticas xamânicas do feiticeiro. Para ele, aquilo era uma verdadeira aberração. Desde quando, cantorias, incensos e invocações dos espíritos ancestrais curam doenças? Essa era sua questão primordial.
Um amigo, recém-formado em medicina e dotado de um grande senso social, resolveu dedicar algum tempo de sua vida a uma ação de saúde comunitária numa tribo indígena, no interior amazônico. Chegou à tribo e, passado o tempo de ambientação, deparou-se com as práticas xamânicas do feiticeiro. Para ele, aquilo era uma verdadeira aberração. Desde quando, cantorias, incensos e invocações dos espíritos ancestrais curam doenças? Essa era sua questão primordial.
Resolveu enfrentar a “ignorância dos selvagens”. Receitava remédios e
prescrevia tratamentos “científicos”. No entanto, descobriu uma enorme
resistência entre os indígenas em aceitar suas orientações. Seu conflito
foi tamanho que foi buscar ajuda com um antigo professor de
antropologia. O mestre lhe disse algo bem interessante: “Filho, faça um
acordo com o xamã. Aprenda com ele as práticas ancestrais para curar as
doenças, demonstre interesse, submeta-se à sua autoridade; e, em troca,
lhe dê suas aspirinas. Creio que essa combinação vai ajudá-lo com a
saúde da tribo”. Temos aqui algo mais sábio do que a confrontação
direta.
Tenho vivido entre os jovens universitários toda a minha vida. Aqueles que descobrem a naturalidade da vida passam a ser referência. No entanto, é preciso percorrer o tempo do aprendiz; haverá o tempo de ser gestor, antes, porém, é preciso percorrer o tempo de se deixar gerir; haverá o tempo de ser estratégico, antes, porém, é necessário aprender a ser tático; haverá o tempo de mandar, antes, porém, é necessário saber obedecer; haverá o tempo da crítica, antes, porém, é necessário saber fazer; haverá o tempo do reconhecimento, antes, porém, é necessário reconhecer; haverá o tempo de ser mestre, antes, porém, é necessário ser discípulo. Não antecipar os tempos, nem apressá-lo, mas desfrutar dele, pode ser a mecânica que nos coloque na senda da maturidade.
O que tenho aprendido é que o valor da sabedoria não está na genialidade da exceção, mas na naturalidade da vida. É isso que tenho buscado: busco a impetuosidade dos jovens que fazem, mas que se deixam orientar; a quebra de paradigmas dos corajosos, mas que sejam capazes de reconhecer que erram; a ousadia dos inovadores, mas a reverência aos que a seu tempo também o foram; a informalidade das relações, mas o respeito aos papéis; a celebração das vitórias, mas também o silêncio das preces; as viradas de noite, mas também respeito ao sono. Esse é o desafio: todo tempo é tempo de aprender; cada momento é tempo de viver e, no devido tempo, haverá a colheita do que se plantou nos tempos certos.
Reflitam em paz!
Tenho vivido entre os jovens universitários toda a minha vida. Aqueles que descobrem a naturalidade da vida passam a ser referência. No entanto, é preciso percorrer o tempo do aprendiz; haverá o tempo de ser gestor, antes, porém, é preciso percorrer o tempo de se deixar gerir; haverá o tempo de ser estratégico, antes, porém, é necessário aprender a ser tático; haverá o tempo de mandar, antes, porém, é necessário saber obedecer; haverá o tempo da crítica, antes, porém, é necessário saber fazer; haverá o tempo do reconhecimento, antes, porém, é necessário reconhecer; haverá o tempo de ser mestre, antes, porém, é necessário ser discípulo. Não antecipar os tempos, nem apressá-lo, mas desfrutar dele, pode ser a mecânica que nos coloque na senda da maturidade.
O que tenho aprendido é que o valor da sabedoria não está na genialidade da exceção, mas na naturalidade da vida. É isso que tenho buscado: busco a impetuosidade dos jovens que fazem, mas que se deixam orientar; a quebra de paradigmas dos corajosos, mas que sejam capazes de reconhecer que erram; a ousadia dos inovadores, mas a reverência aos que a seu tempo também o foram; a informalidade das relações, mas o respeito aos papéis; a celebração das vitórias, mas também o silêncio das preces; as viradas de noite, mas também respeito ao sono. Esse é o desafio: todo tempo é tempo de aprender; cada momento é tempo de viver e, no devido tempo, haverá a colheita do que se plantou nos tempos certos.
Reflitam em paz!
Fonte: Correio Brasiliense - admite-se.com.br - 10/04/2013
Comentário: O que tenho aprendido é que temos muito a aprender com os pássaros.
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