TST: Turma afasta prescrição e manda juiz examinar pedido de bancário

Empregado da Caixa garantiu apreciação de pedido de indenização em razão de assalto sofrido em local de trabalho. 
"O mundo só estará livre quando o último banqueiro avarento 
for enforcado com as vísceras do último governante corrupto" 
(Voltaire)
Por Cristina Gimenes

Para os ministros da Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), as instâncias anteriores teriam se equivocado ao estabelecerem o marco prescricional. A decisão da Turma foi tomada na sessão do dia 12 de dezembro de 2012. 

Após a 14ª Vara do Trabalho de Vitória (ES) julgar totalmente prescrito o pedido do autor, que era amparado em norma coletiva, o bancário recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), sem obter êxito. Essa decisão gerou o recurso de revista para o Tribunal Superior do Trabalho. 

No TST, o apelo do bancário foi analisado pela Quarta Turma, que afastou a prescrição decretada, determinando o retorno dos autos àquela Vara para prosseguir no exame dos pedidos formulados pelo empregado. 

De acordo com os autos, o tesoureiro, que foi aprovado em concurso público, sofreu um assalto em 1996. Na ação criminosa o reclamante, além de ter sido agredido com coronhadas desferidas por um dos assaltantes, permaneceu durante todo o assalto exposto a perigo de morte, já que havia arma de fogo apontada para sua cabeça. 
  • O empregado relata, ainda, que nos anos seguintes sofreu severo processo depressivo e foi aposentado por invalidez
O relator do caso, Exmo. Sr. Ministro Vieira de Mello Filho (foto ao lado), esclareceu que a discussão se limitava à data inicial para a contagem de prazo prescricional do pedido indenizatório, feito pelo empregado vítima de invalidez permanente em decorrência de assalto em agência bancária, local da prestação dos serviços. 

Segundo o magistrado, a norma coletiva prevê, de forma expressa, que o benefício "depende, necessariamente, não da ciência da doença, mas da confirmação da invalidez permanente do empregado". Aliás, esse é o entendimento consolidado tanto no TST quanto no Superior Tribunal de Justiça, por meio da Súmula nº 278 – destacou Vieira de Mello Filho. 

Para os integrantes da Quarta Turma, a ciência do empregado quanto a existência do nexo causal entre o assalto e sua invalidez permanente para o trabalho, de forma inequívoca, somente se concretizou após a prolação da sentença pela Vara de Acidentes do Trabalho de Vitória (ES). Assim, iniciada a contagem do prazo prescricional com o trânsito em julgado daquela decisão, em 26 de junho de 2007 e, ajuizada a ação trabalhista na data de 26 de fevereiro de 2009, o prazo prescricional de dois anos ainda não havia se esgotado

Afastada a prescrição total, os pedidos formulados na ação trabalhista devem ser analisados na primeira instância. 

Após a publicação do acórdão da Turma, houve oposição de embargos de declaração, que, no momento, aguardam julgamento pelo relator. 

Fonte: TST - Tribunal Superior do Trabalho

Comentário: Imagine quando chegar às mãos dessa turma - se chegar até lá -, caso em que não apenas um mas um grupo de 412 bancários assaltados por perigosos meliantes desqualificados, mas apaniguados pelos grandes chefes de "sofisticada quadrilha"?

Mas que importância tem isso, Tato? 

O importante mesmo é que já descobriram quem matou Odete Roitiman

E além do mais, isso é passado. No presente só interessa ao grande público saber que, primeiro, o Glorioso Palestra Itália estreou com vitória arrasadora sobre o temido time peruano Sporting Cristal por 2x1, no Pacaembu,  pela fase de avançada de grupo da Taça Libertadores da América (reservada privilegiadamente aos times grandes; times pequenos passaram por uma severa repescagem anterior). 

Segundo, pelo mesmo placar o privilegiado Galo (das Minas) venceu as repescadas Frangas (do Morumbambi). 

Aliás, há quem diga que Ronaldinho Gaúcho bem que podia se refrescar nas águas que inundaram o pomposo bairro paulistano, às margens do canal do segundo rio mais poluído do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)

Eike Batista: Separados por um bombeiro

A dinastia Rothschild e a invenção do Capitalismo na linha do tempo