Algo sob Deus e sobre todas essas coisas

"O eu é odioso"
(Blaise Pascal)
Por Tato De Macedo

O bispo que me perdoe, mas é Pascal que vou citar. Para Blaise Pascal, judeu convertido ao cristianismo, quase ao final de sua vida e, depois de muitos estudos dedicados à Matemátia, à Física, à Filosofia, à Religião, à compreensão do divino, enfim, chegou à seguinte conclusão sobre a pergunta se Deus existe:

 "Há 50% de chances de Deus existir e 50% de não existir. Se Ele não existir, e só vou descobrir isto depois de morrer, e eu disser que Nele acredito não haverá maiores implicações. Por outro lado, se Ele existir, e só vou descobrir isto depois de morrer, repito, e disser que Nele não acredito serei punido, certamente. Convém, assim, não duvidar."

    Dito isto, fui a campo ter com os mais distintinos personagens vivos de crenças as mais vendidas no mercado. Na tentativa de sanar, quanta pretensão, essa dúvida que paira no íntimo até mesmo do mais cético e laico ser vivente, o vulgar, cavernoso, mequetrefe [e indigesto, acrescente-se] blog do Tato apresenta um método, diria, pré-socrático de sondagem.

    Pois bem, peço à amiga-navegante um pouco de paciência que já chego ao ponto que quero chegar. Tenho por hábito perguntar aos fervorosos credores de Deus se sua fé é realmente inabalável como tanto acreditam ter. O final é sempre o mesmo, antecipo.

    Dias desses cruzei [no bom sentido] com uma respeitável, nobre e respeitável senhora, da assim chamada, classe média-alta da sociedade brasileira. Declino o diálogo, abaixo, tal como aconteceu:

    _ Grande amiga fulana de tal, permita-me uma pergunta, por favor.

    _ Sim, pois não. Pode perguntar, Tato.

    _ Percebo que você tem grande fé em Deus. Logo, acredita também na vida eterna, imagino...

    _ Sim. Claro que acredito.

    _ Entendo. E obviamente a vida eterna é algo muito almejado por ti...

    _ Sim. Faço de tudo para adquiri-la.

    _ Bom, se a vida eterna é algo assim tão bom, diga-me: quer conhecê-la, amanhã?

    _ Hã? Como? Amanhã? Já? Bom... melhor não.

    Por falar em Deus, amanhã o deus curintxia decide a vida eterna de seus muitos seguidores na taça libertadores da América.

    (*) Blaise Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo. É ainda o autor da primeira máquina de calcular mecânica, a Pascaline, e de estudos sobre o método científico.

    Comentários

    Oriana Costa disse…
    Olá, amigo Tato.

    Esta mensagem é só para desfazer o clima chato que você deixou no Twitter após me aconselhar tão respeitosamente a que "eu me recolhesse a minha insignificancia", por eu me declarar mensageira de Deus.

    De fato, foi você quem começou a puxar assunto comigo ao replicar uma de minhas mensagens evangelísticas. Se você não reparou, naquela mensagem que você replicou tinha um link para um de meus estudos bíblicos, que são totalmente gratuítos, e estão à disposição dos internautas, para lê-los e baixá-los sem qualquer ônus de nossa parte.

    Se me declaro mensageira de Deus, amigo Tato, não é para sucesso, nem fama, nem glória minha, mas é pelo serviço que eu faço. Eu e meu marido, o Pastor Wendell Costa, somos divulgadores das boas novas da salvação que Deus está dando gratuitamente a toda a humanidade pelo sacrifício de seu Filho, Jesus Cristo. Todos precisam se reconciliar com Deus através da fé em Jesus, para não serem condenados à morte eterna no julgamento que acontecerá no tempo programado por Deus na eternidade. Eu mesma cri na mensagem da cruz e tive que me arrepender das minhas transgressões diante de Deus: fiz isso há 18 anos atrás, e até agora tenho procurado andar segundo os ensinamentos de Cristo, e não tenho sido infeliz nisso, muito pelo contrário, tenho sido grandemente abençoada, junto a minha família: nós temos tido PAZ, em meio ao caos e a confusão em que este mundo se encontra.

    Quanto a nossa igreja, meu caro Tato, que você deve ter comparado àquelas que vê na televisão explorando as pessoas financeiramente, e prendendo-as em ensinamentos distorcidos da Palavra de Deus, quero lhe dizer que ELA É DIFERENTE. Para começar não cobramos dízimos, nem ofertas a ninguém. Não ficamos fazendo discursos no púlpito com o objetivo de roubar dinheiro das pessoas para o nosso sustento e para a nossa diversão. Todos os integrantes desta igreja trabalham secularmente para se sustentar, inclusive a liderança, que somos nós, e de maneira alguma ostentamos luxo ou fazemos qualquer tipo de comércio dentro da nossa congregação. Não permitimos abusos de poder dentro de nossa igreja, bem como não fazemos acepção de pessoas: todos são bem vindos, heterossexuais, gays, lésbicas, pobres, ricos, garis, repórteres, etc., e não ficamos discriminando as pessoas ou obrigando a elas a aceitarem Jesus.

    Não vendemos CDs, não vendemos DVDs, não vendemos livros ou estudo bíblicos: tudo é dado gratuitamente a quem interessar, assim como Deus de graça nos tem dado! Somos umas das poucas igrejas que tem procurado viver a realidade do ensino de Cristo, assim como vemos no livro de Atos dos Apóstolos descrevendo como funcionava a Igreja Cristã primitiva.
    (continua)
    Oriana Costa disse…
    (continuação)
    Na verdade, em vez de ficarmos pedindo dinheiro no púlpito da igreja e arranjando doutrinas falsas para convencer as pessoas de que elas são obrigadas a devolver a Deus parte de seus salários minguados, nós é que damos dinheiro aos necessitados da igreja, assim como Jesus deu dinheiro aos pobres, e procuramos repartir todas as bençãos materiais que recebemos com todos nas suas necessidades. Vivemos uma vida simples, e nosso local de reunião também é simples, num bairro pobre da cidade de Parnamirim-RN, onde imperam o tráfico de drogas e a marginalidade de uma maneira geral. Nós lidamos diariamente com esta problemática social, e usamos todas as oportunidades que temos para chegar até os que precisam de ajuda.

    Nem um político famoso, e nem um empresário rico deste mundo corrompido vai se interessar por um trabalho desses, amigo, que não vai lhes dar nenhum retorno financeiro, porque não buscamos fama nem sucesso no mundo, mas somente fazer a vontade de Deus.

    Se você quiser ver as fotos do local onde congregamos, entre no facebook e procure por "Igreja Bíblica Evangelho da Paz". Se quiser ter acesso aos nossos estudos, acesse http://pt.scribd.com/oriana_barros e http://ibepbrasil.blogspot.com.br

    Como você pode ver amigo, você me acusou e me afrontou injustamente, e não a mim, mas a nossa igreja, sem nos conhecer, e sem conhecer o nosso trabalho. Eu não bloqueei você no Twitter, apesar de você ter me bloqueado.

    Que a verdadeira Paz de Deus seja na sua vida e na sua casa, assim como é na minha.

    Abraço,

    Pastora Oriana Barros Costa.

    Postagens mais visitadas deste blog

    Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

    Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

    Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)