Top-Top Secret: Caiu a casa do "ínclito" delegado, diz Estadão

Protógenes tentou contato com esquema do Cachoeira, diz Polícia Federal
Em sessão secreta da CPI, escutas indicam o interesse do deputado federal Protógenes Queiroz em se aproximar de ex-diretor da Delta, laranja do contraventor Carlinhos Cachoeira

Da Sucursal de Brasília

O delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques constrangeu o deputado federal e ex-ínclito delegado - segundo o jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada - Protógenes Queiroz (PCdoB-SP),  no fim da sessão secreta da CPI do Cachoeira, que durou mais de sete horas. 

Em meio a questionamentos de Protógenes sobre o envolvimento de setores da mídia com a organização criminosa, o delegado o rebateu, citando a proximidade do parlamentar com o araponga Idalberto Matias de Araújo, o Dadá (foto ao lado), braço-direito de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Marques lembrou de escutas da operação Vegas em que Protógenes foi flagrado conversando com Dadá. Segundo o delegado, um dos diálogos indica o interesse do deputado em se aproximar do ex-diretor da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, apontado pela PF como um dos principais aliados do bicheiro. Protógenes teria dito no grampo ter uma missão para o araponga: apresentá-lo ao dirigente da empreiteira.

Membro da CPI, o deputado federal aparece também nas investigações da operação Monte Carlo. Conforme escutas, Protógenes foi flagrado em pelo menos seis conversas suspeitas com o araponga. 

Segundo a PF, Dadá esteve a serviço de Protógenes na Operação Satiagraha e, nas conversas, recebe orientações do ex-delegado sobre como agir para embaraçar a investigação aberta pela corregedoria da PF sobre desvios no comando da operação Satiagraha que culminou com a prisão do banqueiro - bandido e condenado em mais de 200 países -  Daniel Valente Dantas, dono do banco Opportunity (aquele mesmo que obteve do Supremo do Supremo, Gilmar Dantas - segundo o blogueiro ricardo noblat-blá-blá - dois hábeas-bolsus em menos de 48hs.

Como ainda tem muita lenha para queimar nesta CPMI, tudo indica que muito mais gente vai se queimar nessa fogueira [de vaidades?], antes que as pizzas fiquem al dente. O primeiro, e mais evidente, envolvido no esquema Cachoeira, Senador Demóstenes Torres (DEMO-GO) é a bola da vez, após aprovação do relatório do Conselho de Ética (?) do Senado que pede a sua cassação.

O processo disciplinar que deve mandar o parlamentar de volta para casa, quiçá para a cadeia, onde enfrentará outra série de processos por sua ligação com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. 

Por unanimidade, os 16 integrantes do conselho acataram relatório do senador Humberto Costa (PT-PE), que pediu a abertura do processo.


Indepentemente do desfecho de mais uma CPMI, o importante é que a população entenda que a história não é feita por heróis ou mocinhos, mas sim por gente de carne e osso revestida de interesses e ambições.

Como diz aquele chavão,  povo que não se reconhece na história não só está condenado a repeti-la, como a permanecer na servidão.

Fontes: Agência Estado e Correio do Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)