Educação: Dilma não vai a SP inaugurar novo Campus Universitário

Presidenta Dilma não irá mais a Diadema para inauguração da UNIFESP
Unidade construída na antiga metalúrgica Uniforja terá prédio didático e laboratórios de pesquisa

Da Redação do CT
A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, iriam em Diadema, no ABC Paulista, nesta sexta-feira, 18 de maio, às 10h, para inaugurar a Unidade José Alencar Gomes da Silva, no Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Conforme nota à imprensa abaixo divulgada, a comitiva palaciana cancelou o compromisso por "força maior".

A entrega dos novos prédios faz parte do plano de expansão do campus Diadema da Unifesp, primeira universidade pública instalada na cidade em 2007, como fruto de parceria entre a Prefeitura e a instituição. A unidade José Alencar compreende um total aproximado de 7 mil m² de área e funcionará ao lado da empresa Uniforja, hoje gerida pelos próprios funcionários em sistema de cooperativa.

A Unidade possui dois acessos, sendo o Complexo Didático com entrada pela Rua Conceição, 515, onde estarão 16 salas de aula e administrativas. Já no Prédio de Pesquisa, com acesso pela Rua São Nicolau, 210, ficarão 23 laboratórios, sendo 16 de pesquisa e sete de graduação.

O custo total de implantação da Unidade foi de R$ 28,3 milhões, incluindo a compra do imóvel por R$ 12 milhões, reforma dos prédios e construção de salas de aula, equipamentos, mobiliários e laboratórios móveis.

Parceria de Sucesso
A nova unidade compreende dois prédios, um didático e um de pesquisa, instalados no local onde anteriormente funcionava a indústria metalúrgica desativada Conforja, no Centro de Diadema. A presidenta será recebida pelo prefeito de Diadema, Mário Reali (foto ao lado da Secretária de Saúde, a Médica do Trabalho Dra. Aparecida Linhares Pimenta), e pelo reitor da Unifesp, Walter Manna Albertoni.

A parceria entre a Prefeitura de Diadema e a Unifesp foi fundamental desde a cessão de imóveis para a instalação do campus inicial, em 2007. Com cursos voltados ao Meio Ambiente, seguindo a vocação da região onde se instalou, no Jardim Eldorado, às margens da Represa Billings, as aulas foram iniciadas com os primeiros 200 alunos.

Hoje, a Unifesp Diadema conta com três unidades (Eldorado, Florestan Fernandes e Centro), contando com 194 docentes e 2.315 alunos dos cursos Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia e Bioquímica, Licenciatura Plena em Ciências, Química e Química Industrial. Atualmente também conta programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Biologia Química, Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, em Ecologia e Evolução e Engenharia e Ciência de Materiais.

O projeto da diretoria acadêmica da Unifesp Diadema prevê, a médio prazo, a produção de insumos e medicamentos em uma pequena fábrica-escola, a partir dos laboratórios construídos na unidade Centro. 

Melhor universidade 

A Universidade Federal de São Paulo foi apontada em 2011, pela terceira vez  consecutiva, a melhor universidade federal do País, segundo o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior (IGC), elaborado pelo MEC e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 e federalizada em 1956.

Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.

Atualmente, a Unifesp conta com 9.430 estudantes matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.144 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 5.847 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). 

A instituição conta com 1.049 discentes no maior programa de residência médica do Brasil, e tem ainda em seu quadro 1.213 docentes, sendo que 95% apresentam título de doutor, o que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. 

No Vestibular 2012, a instituição ofereceu 2.869 vagas em seus cursos de Graduação, na condição de integrante do SISU - Sistema de Seleção Unificada do MEC. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto

NOTA A IMPRENSA

Presidenta Dilma não virá mais a Diadema para inauguração da UNIFESP

A presença do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, também foi cancelada. Unifesp mantém inauguração

Diadema (SP) – A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Diadema informa que foi notificada no início da noite de hoje, quinta-feira, 17 de maio, pela Assessoria do Palácio do Planalto, do cancelamento da vinda da Presidenta da República, Dilma Rousseff, e do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para cerimônia de inauguração da Unidade José Alencar Gomes da Silva do Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A Reitoria da Unifesp Campus Diadema informou que manterá a solenidade de entrega da nova unidade. O evento acontece nesta sexta-feira, 18 de maio, às 10h00, no Campus da Unidade José Alencar Gomes da Silva, situado à Av. Conceição, 515, Centro de Diadema.

O evento contará com a presença do prefeito de Diadema, Mário Reali, do reitor da UNIFESP, Walter Manna Albertoni, os representantes da direção da nova unidade e autoridades.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Diadema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)