Racha: Pimenta na CUT dos outros é refresco
Racha ameaça eleição na CUT
The final CUT: Candidatos são bancários, filiados ao PT
Embates que vinham sendo travados de forma velada nas eleições para presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), com um candidato fora de São Paulo pela primeira vez nos quase 30 anos de história da entidade, foram escancarados ontem. Jacy Afonso, da central sindical em Brasília e que se lançou pré-candidato, criticou por escrito a formação da comissão eleitoral pelo grupo do oponente, Vagner Freitas, pré-candidato paulista, sem que ele tenha sido consultado.
- O risco de racha da corrente que domina 80% da CUT preocupa integrantes.
Afonso também discordou da disposição do grupo em impor a votação do nome único para a corrente Articulação, à qual ambos estão ligados dentro da CUT, já na plenária de março, contrariando a tradição histórica de tomada dessa decisão às vésperas do congresso nacional da central, no meio do ano. Questionado pela reportagem sobre a disposição de escolher o candidato da corrente ainda neste mês, Wagner se esquivou.
- "A Articulação está fazendo um intenso debate interno desde sua conferência realizada no mês de outubro de 2011. Esse é um tema interno e eu não vou, não devo e não estou autorizado a debatê-lo pela imprensa", disse o pré-candidato de São Paulo.
Tanto Vagner quanto Jacy são bancários, filiados ao PT e tentam, nos últimos meses, angariar apoio das entidades de classe vinculadas à CUT pelo país afora. Entre dirigentes sindicais experientes, a avaliação é de que o grupo paulista teme uma quebra da hegemonia que sempre teve na central. "O Jacy conseguiu muito apoio em setores que os dirigentes de São Paulo não chegam, como os dos rurais, dos comerciários, dos ferroviários e da saúde", aposta um sindicalista que prefere o anonimato.
Fonte: Correio Braziliense - 09/03/2012
Comenário Final da CUT: Se você, caro amigo navegante, encontrar um político morto com uma faca nas costas, pode ter certeza que o laudo-médico expedido pelo IML será de suicídio.
Isto aqui é Brasil.
Comentários