"Super" Tucano vence uma

O avião de combate leve Super Tucano, fabricado pela Embraer, foi anunciado como vencedor do programa americano LAS (Light Air Support), que prevê a compra de 20 aeronaves  para missões de  treinamento avançado de pilotos e  operações de contrainsurgência no Afeganistão.

A decisão da Força Aérea norte-americana foi anunciada hoje em comunicado enviado pela Embraer. O contrato, segundo a Embraer, está avaliado em US$ 355 milhões e também inclui o fornecimento de apoio terrestre para treinamento de pilotos, manutenção e outros serviços.

A Embraer disputou o fornecimento dos aviões em parceria com a empresa americana Sierra Nevada Corporation, em atendimento à legislação americana, que também exige a instalação de uma linha de fabricação das aeronaves nos EUA. A empresa americana Hawker Beechcraft, que disputou o programa LAS em parceria com a Lockheed Martin, foi desclassificada da concorrência.

Inconformada com a sua eliminação da concorrência, a Hawker Beechcraft divulgou esta semana que iria entrar uma petição no Tribunal de Ações Federais dos EUA, em repúdio à decisão  do governo americano de não revisar o protesto da empresa sobre a exclusão  da aeronave AT-6 da competição da Usaf.

Fonte: Valor Econômico

Comentário: Algum tucano haveria de vencer alguma coisa, ainda que não seja mais dos emplumados. Ou será que ainda é? 

Em tempo, agência Reuters informa que "EUA suspenderam contrato de compra de Super Tucano da Embraer."

É que lá, diferente de cá, protecionismo e justiça são coisas sérias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)