Mundo: O drama da fome - Parte 2

A Agricultura é negligenciada nos países pobres

Por  Ulrike Mast-Kirschning
O sucesso estatístico do combate à pobreza se deve principalmente às profundas mudanças socioeconômicas experimentadas pela China nos últimos anos. Já no sul da Ásia e em grande parte da África, os níveis de pobreza e fome estão estagnados. "O desenvolvimento rural é negligenciado e esse é um motivo fundamental para que o quadro não mude", opina Windfuhr.

"Nas regiões atingidas não há serviços de aconselhamento para os agricultores, linhas de crédito ou títulos de propriedade de terra confiáveis, há pouca infraestrutura e nenhuma pesquisa agrária", completa.

Segundo o especialista, nos anos 1980 a ajuda internacional ao desenvolvimento destinava em torno de 20% dos seus recursos para o desenvolvimento rural. Depois houve uma queda abrupta, para 3% ou 4% em 2005. "Isso vale para todos, inclusive o Banco Mundial", afirma.

Os próprios países atingidos pela pobreza e pela fome investem pouco no desenvolvimento da produção agrícola. "Isso tem muito a ver com o fato de os alimentos serem produzidos pelas mulheres, que em muitos países são discriminadas em dobro", diz o especialista alemão. "Os grupos mais pobres recebem, de modo geral, menos atenção política."

Investimentos no setor agrícola são provenientes, já há algum tempo, de fontes privadas. Desde o início da crise financeira global, pessoas e instituições com aporte econômico procuram novas oportunidades de investimento. Muitos investem em terras, fertilizantes, sementes e fundos agrícolas.

Fonte: http://www.dw-world.de

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)