Hugo Penteado: Os economistas estão errados


Hugo Penteado em Palestra "Economia Ecológica e Sustentabilidade"
(Crédito foto: Bruno Fernandes)

Esta não é a primeira vez que o Clipping do Tato posta a fala do insuspeito economista Hugo Penteado. Para saber mais leia também: Insustentabilidade - O perigo do crescimento eterno e Ambiente Total - O desafio da sustentabilidade.

A recomendação se justifica por vários motivos.

Primeiro porque Hugo é um economista que possui uma franca postura contra as ideias clássicas dos economistas mecanicistas. Com ímpar didática, apoiado em exemplos, dados e constatações explica de forma clara e transparente certas obviedades que muitos ilustres economistas teimam em resistir e ignorar.

Segundo porque ele reforça a incoveniente tese de que a economia não considera o estoque nos cálculos e, portanto, não leva em conta o fato de que os recursos são finitos.

E terceiro porque Hugo Penteado, deve-se esclarecer, não é nenhum comunista avesso ao sistema capitalista (predatório e irracional, como bem sabido); pelo contrário ele está dentro do sistema, porém contestando-o aberta e despudoradamente. O que não deixa de ser algo extremamente agradável, pois que chama a atenção de velhos palatinos da economia para a necessidade maior de se colocar a natureza, o homem, o planeta, a vida, enfim e não por fim, no centro das preocupações.

Confira, então, a palestra proferida pelo ecoeconomista Hugo Penteado por ocasião do ciclo de debates TED x Amazônia:

  • "A economia tradicional exclui duas variáveis de seus modelos: as pessoas e toda a natureza.  Ocorre que a economia em si é infinita, mas o planeta  é finito. 
  • O maior desafio dos ambientalistas não é proteger a natureza, mas vencer essa ideologia econômica autista contrária a realidade biológica.
  • A humanidade, com modelo econômico, conseguiu a proeza de destruir mais da metade de todos os ecossistemas e causou enorme extinção da vida.
  • Seremos soterrados pela produção de bens e construção contínuas num planeta claramente finito; qualquer cirança de cinco anos sabe disso.
  • Quando Krugman, Stiglitz e os economistas todos irão ler Nicholas Georgescu Roegen?
  • A vida é um estado temporário. Qual é o estado permanente? Tudo aquilo que fizermos uns aos outros - ou deixarmos de fazer.
  • Todo dia um câncer violento opera em São Paulo: carros parados em todos os cantos até onde a vista alcança aqui da Torre na Avenida JK.
  • Eu venci esse câncer dos carros na cidade: desço, ponho capacete, capa de chuva, bike e depois de pedalar 8 km chego em meia hora em casa.
  • O outro câncer dos gases venenosos dos carros na nossa atmosfera, não sei se vencerei: preciso comprar uma máscara para andar na cidade preta.
  • Quem acredita que carro elétrico é a solução para esse enorme desastre não entende nada de tecnologia. Não é solução, é problema.
  • Sustentabilidade só quando reduzir o impacto absoluto. Enquanto for atividades adicionais e não substitutas segue o mito do crescimento.
  • Todos os governos só falam em aumentar a demanda (investimentos e consumo desnecessários) como se a oferta não tivesse custo ambiental.
  • Mantega confunde crescimento com desenvolvimento, igual aos economistas. Crescimento é uma impossibilidade planetária com rota suicida.
  • Muitos homens poderosos que muito pensam valer, mais valerão quando mortos e enterrados, quando nada fizeram pelos outros.
    • As decisões tomadas contra nossa vontade - e sem nossa participação - supostamente pelo nosso futuro. Na verdade, destroem nosso futuro."
     (Hugo Penteado - Ecoeconomista)

    Fonte: http://www.tedxamazonia.com.br/tedtalk/hugo-penteado


    Comentários: Endossando as assertivas do ecoeconomista vale a lembrança do portal @ecodebate: 
    • "Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente.”

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

    Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

    Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)