Salários estratosféricos de executivos são corrosivos para a economia, diz relatório do governo

Foto: O cavalinho-de-pau dos altos executivos.

"Pagamentos desproporcionais a altos executivos
impactam diretamente no desempenho das empresas. 
Esses exageros agem contra os interesses 
dos acionistas e consumidores"
(Vince Cable - Secretário de Negócios UK)

No Reino Unido, ação governamental para frear pagamentos de altas comissões a executivos torna-se mais provável após apreciação da "Proposta para Reduzir as disparidades salariais" pelo Secretário de Negócios, Vince Cable (foto ao lado: Andrew Winning/Reuters)

O relatório adverte:

  • "pagar altas comissões a executivos é corrosivo para a economia do Reino Unido", pede maior transparência na fixação das altas remunerações dos executivos e diz que os funcionários devem participar nas comissões de remuneração. O relatório recomenda ainda, de forma mais abrangente, sobre a necessidade de ações mais efetivas para reduzir as disparidades salariais alarmantes.
O relatório mostra que o pagamento dos executivos aumentou acentuadamente - o salário do chefe do Barclays, por exemplo, 5.000% em 30 anos - enquanto os salários médios apenas triplicaram.

Apesar de a comissão ter sido criada por pressão de um grupo de esquerda, com apoio de uma entidade filantrópica,  uma fonte do governo disse na segunda-feira, no entanto, que o trabalho estava sendo levado a sério.

A Comissão apresenta 12 recomendações para combater o pagamento de altos bônus (comissões) aos  executivos::

• Maior transparência no cálculo dos pagamentos a executivos para acabar com a "panelinha" sobre as decisões. Atualmente, muitas pessoas não entendem até que seja tarde demais como os altos-salários - geralmente composts sde até sete diferentes elementos - são elaborados.

• Submeter os funcionários comissionados aos comitês de remuneração do governo.

• Tornar públicos os 10 maiores pacotes de pagamentos a executivos.

• Forçar as empresas a publicar uma relação entre o pagamento aos altos executivos e a média paga aos demais funcionários..

• Exigir que as empresas revelem o pagamento total auferido pelos membros das diretorias.

• Estabelecimento de um novo órgão nacional para monitorar os altos pagamentos.

Em seu discurso na conferência Liberal Democrata em setembro, o relatório anunciado pelo secretário foi duramente atacado por figuras como John Longworth, diretor-geral da nova Câmara Britânica de Comércio (BCC), que o chamou de um "projeto de cavalinho de pau".

Cable, por sua vez, disse:
  1. "muitas das sugestões contidas no relatório são importantes para o debate. O governo vai anunciar os próximos passos já no início do próximo ano. Nas últimas décadas constatamos aumentos extremos.. com pagamentos desproporcionais a altos executivos como se não impactassem no desempenho das empresas. Esses exageros agem contra os interesses dos acionistas e consumidores", asseverou.
  2. "Existe um consenso generalizado, não apenas entre os entes públicos como também na comunidade empresarial, que isto é inaceitável e está a minar a credibilidade de nosso sistema de Livre-Mercado".
  3. "O que estou a trabalhar é a noção de Capitalismo Responsável, ao alinhar corretamente as recompensas com o desempenho."
O relatório diz: "Aumento de salário estratosférico está prejudicando a economia - O mercado distorcendo, com falsos anúncios de gratificações insuficientes e drenagem de talentos, haja vista que pouco ou nada de verdade há no mito na fuga de executivos talentosos.."

Deborah Hargreaves, presidente da comissão, disse: "Há um início de crise nos negócios britânicos e é profundamente corrosiva para nossa economia Ao decidir os salários de executivos seniores a portas fechadas, fica evidenciada a enorme desigualdade gerando um profundo mal-estar no topo da nossa sociedade".

"O povo britânico acredita em justiça e, em um momento de austeridade sem precedentes, uma pequena casta da sociedade - os 0,1% superior - continua a desfrutar de prêmios anuais descolados da realidade geral, incluindo aí cada um dos principais partidos políticos,

Reconhece-se que há uma clara necessidade de combater o pagamento de altos salários. Para isso deve necessariamente haver um fim para esta "panelinha" que estabelece pacotes de remuneração top aos executivos. 

Isto deveria estar claro, aberto e publicado aos acionistas e ao público" 


Comentários: Imagine se os britânicos soubessem então do abismo que separa os altos-executivos dos demais funcis cá em terras tupininquins. Morreriam de inveja, certamente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)