Com ciência: Afinal, o que é sustentabilidade?

Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, 
economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. 
Se não for assim não é sustentável. 
Aliás, também não é desenvolvimento. 
É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso,
que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente.”
(Eco Debate)

O conceito de desenvolvimento sustentável é discutido há pelo menos quarenta anos. Apesar de famosa, essa definição, porém, peca pela falta de precisão e abre espaço para várias interpretações. Afinal, como conciliar a conservação dos recursos naturais ao desenvolvimento econômico? 

Em seu artigo “Technology and the notion of sustainability”, o pesquisador sueco Sven Ove Hansson, do Departamento de Filosofia do Royal Institute of Technology, de Estocolmo, assim analisa:


  • “em particular, desenvolvimento sustentável (assim definido) é mais palatável para a maioria dos economistas e políticos do que para a ideia mais popular de ‘crescimento’ zero, que implicava um conflito sem solução entre crescimento econômico e preservação ambiental e requeria a submissão do primeiro ao segundo”. 

    Contudo, para o pesquisador sueco, é justamente o fato de ser indefinido que esse conceito de sustentabilidade é universal. O texto foi publicado no último número da revista Technology in Society.

    Foi no início dos anos 70 que determinados grupos - especialmente econômicos – passaram a entender que seria possível usar essa palavra para conjugar desenvolvimento e meio ambiente. Mas foi com a publicação do Relatório Brundtland (ou Our Common Future), na década de 1980, que o conceito foi definido da forma que, atualmente, é entendido por boa parte da sociedade mundial: 
    • desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades das gerações futuras sem comprometer a capacidade das gerações atuais terem suas próprias necessidades atendidas.

    Fonte: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico

    Comentários: Na realidade, o que se vê no setor empresarial, sobretudo no financeiro, é a tentativa de transformar os apelos [crescentes] das sociedades por preservação ambiental em mirabolantes estratégias de marketing de vendas. Simples, assim.

    Ou seja, lucros insustentáveis em base da degradação socioambiental. Os bancos são provas incontestes disso.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

    Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

    Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)