Mercado: O efeito Japão nas economias globalizadas



O Japão pode deixar de comprar ou mesmo vender títulos da dívida americana

Por Eduardo Matsura

Todo momento de grandes incertezas gera muita volatilidade no mercado. Dada a sua importância, como a terceira potência econômica mundial, a tragédia do Japão afetará o mundo todo, inclusive o Brasil.

Por um lado a crise do Japão vai atrapalhar a recuperação dos mercados americanos e europeus, mas por outro lado, vai aumentar a demanda de alguns setores econômicos no processo de reconstrução do país. 

Em uma primeira reação, as ações das siderúrgicas subiram na Bovespa. O Japão vai precisar de muito aço para reconstruir as cidades.
  • O Japão pode deixar de comprar ou mesmo vender títulos da dívida americana. 
Afinal vai precisar de dinheiro para recuperar a sua economia. Boa parte das indenizações da catástrofe deverá ser paga por seguradoras fora do Japão, isso também pode impactar a saúde financeira de grandes instituições ocidentais. O impacto financeiro fora do Japão será considerável.
  • O impacto da crise japonesa atinge diversos mercados. 
A análise do comportamento destes mercados através dos gráficos pode ser mais objetiva que a realidade transmitida e percebida pelo noticiário econômico. 

A análise dos índices setoriais e das ações das empresas chave em cada setor, podem indicar se o impacto tende a ser positivo ou negativo em cada setor ou empresa da Bovespa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)