COPOM: Meirelles deve manter SELIC inalterada, diz ANEFAC

Economia

Na penúltima reunião do Copom em 2010, ANEFAC prevê Selic inalterada
Foto: Bicho Juro domesticado


A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) prevê que a taxa básica de juros ficará inalterada, após a penúltima reunião do ano realizada nesta semana pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

De acordo com o economista Miguel Ribeiro de Oliveira, conselheiro e coordenador da área de pesquisas da entidade, a tendência é que a Selic seja mantida em 10,75% ao ano.

O executivo afirma, entretanto que, em caso de alteração determinada pelo Banco Central, a ANEFAC deverá rever suas "previsões", e refazer as simulações de possíveis impactos nas taxas de juros das operações de crédito.

Fonte: ANEFAC

Comentários: A meu ver, o contexto externo (juros reduzidos) e baixo crescimento nos países desenvolvidos, em realidade, oferece ao Brasil excelente oportunidade de crescer sem riscos às metas inflacionárias estabelecidas.

Além disso, o fim dos incentivos ao crédito e fiscais domésticos amplia, consideravelmente, o espaço para redução do juro básico da economia, no curto prazo. 

Nesse sentido, acredita-se que, mais uma vez, o País perdeu a oportunidade de reduzir o alto custo de financiamento imposto a consumidores e empresas e, consequentemente, de elevar a taxa de investimento da economia: 
  • fator fundamental à manutenção do crescimento nos próximos anos.
Decerto que alguns poucos parvos dirão que o BACEN prefere a ortodoxia a pagar o "custo de oportunidade".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)