Juros: Quem participa das reuniões do Copom?

Macroeconomia
 Foto: O bicho juro

Acreditem se quiser, mas recentemente participei de um blog corporativo em que um desses aspones que vagam pelo mercado financeiro, afirmava que apenas diretores do BACEN participavam das reuniões do COPOM.

Chamei a atenção do aspirante a privilégios que o COPOM é um órgão colegiado e não um CEO do BACEN. Mas que, de toda forma, procuraria me certificar se, acaso, não houvera alguma mudança e estaria este ordinário bloguista enganado. Não estava, porquanto confira o que já publicou a "insuspeita" revista (in)Veja:
  • "Participam das reuniões os membros do Comitê (o presidente do BC e os diretores de Política Monetária, de Política Econômica, de Estudos Especiais, de Assuntos Internacionais, de Normas e Organização do Sistema Financeiro, Administração, Fiscalização e Liquidações e Desestatização), os chefes de seis departamentos do BC - Departamento Econômico (Depec); Departamento de Operações das Reservas Internacionais (Depin); Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban); Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab); Gerência-Executiva de Relacionamento com Investidores (Gerin); e Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep) - e ainda o assessor especial do presidente do BC, três consultores e o secretário-executivo da diretoria, além do assessor de imprensa do BC."
As decisões do Copom são influenciadas pelo governo?
 
O BC sofre muita pressão política, sobretudo dos agentes do Mercado. No entanto, se não se manter fiel ao papel de guardião da moeda, cujo maior inimigo é a inflação, perde seus melhores instrumentos: a credibilidade e a autonomia.

São estas qualidades que dão ao Deus Mercado a certeza de que as medidas serão tomadas de acordo com seus interesses. 

Quando o BC se rende às pressões do Mercado, sua autoridade cai em descrédito, arriscando toda uma política de crescimento e desenvolvimento econômico de um país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)