A Internet já é o principal canal de transações bancárias, segundo o BACEN

Adendo Estatístico - 2009 sobre o Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil do BACEN
Brasília - O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (05/07) o Adendo Estatístico – 2009, com a atualização das estatísticas apresentadas no “Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil”

As estatísticas, atualizadas e publicadas anualmente, incluem indicadores de sistemas de pagamento de varejo e de seus instrumentos. As principais fontes de informação são: Banco Central do Brasil, bancos, câmaras e prestadores de serviços de compensação e de liquidação e emissores e credenciadores de cartões de pagamento, Bank for International Settlements (BIS) e Banco Central Europeu (BCE). Clique para acessar o Adendo Estatístico 2009.

Pela primeira vez, as transações de pagamento de contas, de tributos e de transferência de crédito estão sendo discriminadas pelo canal de acesso usado pelos usuários.

A tendência de redução do uso dos cheques continuou, principalmente daqueles de menor valor, que têm sido substituídos pelos cartões de pagamento. Em 2009, em comparação com 2008, a quantidade de cheques emitidos apresentou redução de 8,2%. Com a queda, a participação desse instrumento na quantidade total dos pagamentos de varejo sem o uso do dinheiro foi reduzida para 9,8%, ante 13,9% em 2008.

Houve desaceleração no crescimento da quantidade de Cartões de Crédito e de Débito em circulação. A média da quantidade de transações por cartão não se alterou no período. Prosseguiu pouco inferior àquela observada nas economias mais desenvolvidas no caso de cartões de crédito e significativamente abaixo da utilização de cartões de débito nas economias desenvolvidas, mostrando que ainda há espaço para aumento no uso desse instrumento de pagamento.

Em 2009, a Internet passou a ser o canal de atendimento bancário mais utilizado, por onde foram iniciadas 31% das transações bancárias, ultrapassando os terminais de auto-atendimento (ATM). Os Correspondentes Bancários continuam sendo o principal canal de acesso das transações de pagamento de conta, de pagamento de tributo e de transferência de crédito, respondendo por 36% dessas transações.

O acesso direto ao Sistema de Transferência de Reservas – STR, a partir de março de 2009, foi estendido a todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central. A iniciativa visa eliminar a necessidade de intermediação dos bancos nas transações de instituições não bancárias, o que permite a redução dos custos de operações dessas instituições e melhor gerenciamento de seus fluxos financeiros.

Em outubro de 2009, entrou em funcionamento o Débito Direto Autorizado (DDA), um sistema oferecido pela rede bancária que possibilita a apresentação e o pagamento eletrônico de Bloquetos de Cobrança aos respectivos sacados. No fim do ano passado, o sistema já possuía cerca de 2,5 milhões de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, sendo que cerca de 80% eram pessoas físicas. Por esse sistema, em 2009, foram eletronicamente gerados 28,6 milhões de documentos.

As principais conclusões do Adendo Estatístico apontam para a necessidade de se ter ganhos adicionais de eficiência no que diz respeito à infra-estrutura, especialmente por intermédio de maior nível de interoperabilidade ou de compartilhamento nas redes de atendimento automático (terminais ATM) e nas redes de captura de transações com cartão de pagamento (terminais POS). No segmento de Cartões de Pagamento, em particular, há espaço para maior nível de competição e eficiência, sobretudo no que diz respeito ao credenciamento dos lojistas, conforme relatório específico realizado pelo Banco Central, pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e pela Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça.

Fonte: Assessoria de Imprensa do BACEN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)