Lazer: Festival de Cinema Francês é aberto em São Paulo

Festival de Cinema Francês

 
O Festival de Cinema Francês é aberto em São Paulo com a exibição de Oceanos


Por Celso Marcondes   


Jacques Perrin e Jacques Cluzaud já haviam encantado com Migração Alada (Le peuple migrateur), quando acompanharam pelo mundo o voo dos mais diversos tipos de pássaros e suas rotas migratórias. Agora, o Festival Varilux de Cinema Francês traz “Oceanos”, também dos dois Jacques, que abriu dia 2 passado a mostra em São Paulo, no cine Bristol.

Aplaudido entusiasticamente pelo público, o documentário, que foi produzido ao longo de quatro anos, de novo, traz imagens impressionantes, daquelas que o espectador fica se perguntando “mas onde é que estava a câmera?”

O filme foi gravado em mais de cinquenta locais diferentes, nas ilhas Cocos, no litoral da Costa Rica, e Coburg, no Norte do Ártico, até a ilha Ferdinand, localizada no Oeste do Arquipélago de Galápagos.

Os diretores de Oceanos usam helicópteros, navios, mergulhadores, barcos, para captar imagens nunca vistas. Não só dos animais, nas superfícies e nas maiores profundezas, mas também de sequências belíssimas, nas quais o único personagem é o próprio mar bravio, estourando contra rochedos e faróis ou levantando barcos às alturas.

Na maior parte do filme a preocupação dos diretores é exaltar as belezas da vida no mar e o cotidiano dos seus habitantes naturais, apenas no final fica explícita a mensagem ecológica, quando entram em cena os navios pesqueiros e seus mares de sangue, surgem as redes de pesca, a poluição que vem das cidades e a ameaça do degelo nos pólos.

Oceanos só será exibido no circuito comercial no segundo semestre, mas o público paulista tem agora a oportunidade de assisti-lo até o dia 10 próximo, quando se encerra o Festival, nos cines Reserva Cultura e Frei Caneca Arteplex.

A boa notícia para quem não mora em Sampa, é que o Festival também acontece no Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Curitiba.

Fonte: CartaCapital

Para assistir aos trailers e ver a programação completa em sua cidade, acesse www.festivalcinefrances.com  
Rio:
Sessão extra do filme O Profeta!
Hoje, sábado 5/6, às 23h30 no Estação Ipanema 2.

Sessão ao ar livre no Forte de Copacabana
do filme Oceanos às 19h30


Todos os trailers dos filmes aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)