Internet: A Rede "Çatiagarra" do Protógenes no Ning(uém)

Rede da Corrupção contra a Dilma

Mal assessorado, a Rede do Protógenes tornou-se a "Çatiagarra" contra a Dilma

Protógenes Queiróz, delegado da polícia federal que chefiou a Operação Satiagraha  e expôs diversos nomes entre políticos da oposição, banqueiros bandidos e corruptos em geral, malogrou na tentativa de encontrar na internet formas de se comunicar diretamente com a sociedade. 

No relatório do delegado Protógenes, que levou ao pedido de prisão de Daniel Dantas, tem um capítulo inteiro sobre o papel da mídia no processo investigatório. Dessa forma, extremamente crítico à imprensa, e hostilizado pela mesma, o delegado criou um blog no final de 2008, iniciando assim a construção de sua rede de mobilização via web. 

Agora, o delegado Protógenes criou uma comunidade no NING com o endereço http://protogenescontraacorrupcao.ning.com/.  A idéia do delegado seria: "viabilizar um movimento mundial com o objetivo de identificar, expor, debater e combater a corrupção que hoje assola o Brasil e a grande maioria dos países no planeta."   

No entanto, só o que conseguiu foi reunir um bando de aloprados de direita, sob moderação de três moderadores reacionários -  ressentidos por terem sido expulsos do PT - e reunirem-se em pequenos partidos sem relevância na política nacional,  notadamente sequiosos por se vingar de Lula, de seu governo e de sua candidata, Dilma Rousseff.

Uma das propostas da rede seria estimular a criação dos Grupos Locais de Combate à Corrupção (GLCC), que serão operados como grupos de base formados por cidadãos dispostos à combater a corrupção. 

Porém, analisando o conteúdo da rede, percebe-se que não existem iniciativas mais consistentes por parte dos seus membros. Aparentemente a maioria dos que integram  simpatizam-se com o delegado-herói, ínclito sem dúvidas, mas mal assessorado por três dissidentes do PT sem iniciativa militante,  sem conteúdo, sem ideias, transformando a rede em mais um espaço de reacionarismo partidário que qualquer outra coisa. Talvez seja um vício brasileiro herdado  da mediocridade virtual que é nossa mais famosa rede de relacionamento, o Orkut. Aliás, grossa maioria dos integrantes migradas dessa outra cacofonia.
 
Além de suas iniciativas diretas percebe-se que Protógenes tem se aproximado de jornalistas dissidentes que já trabalharam para o PIG (Partido da Imprensa Golpista) e que hoje mantém uma atuação independente através de seus próprios meios na internet

O caso mais notório é o de Paulo Henrique Amorim e seu site Conversa Afiada, onde através de um post contendo uma conversa com o delegado sobre as várias acusações da revista Veja PHA mostra ter contato próximo com o mesmo.
 
A estruturação dessa rede em torno dos resultados da Satiagraha deveria ser estratégica para desbaratar a quadrilha que o delegado mapeou em suas investigações. Deveria ser também essencial para proteger as lideranças dos ataques do PIG, como o próprio delegado e jornalistas aliados.  Porém, até o momento, as iniciativas têm sido muito tímidas e restritas à internet. O movimento de rua é inexistente, e os grupos de base contra a corrupção demonstram que não sairão da web tão cedo. Aliás, vendo a rede NING percebe-se que nem na internet eles existem. 

Além disso, os participantes da rede estão dando muita centralidade ao Protógenes e não à luta contra a corrupção, o que já é um péssimo começo. É evidente que esse movimento contra a corrupção só terá futuro com a participação de jovens ativistas com experiência e/ou disposição em mobilização  de rua, campanhas, controle social do  poder  público,  produção de mídia independente e, o mais importante, iniciativa de ação independente do ínclito delegado Protógenes

O que Protógenes ainda não se deu conta é que seu grande  desafio na rede  é estabelecer um diálogo com os setores militantes  que o apóiam desde sua entrada para a política através do PCdoB, partido aliado do governo Lula, antes que os moderadores dissidentes do PT, em sua maioria partidários do PSOL e PV, que sonhavam em tê-lo em seus partidos, acabem por servir justamente ao PIG  em atingir seu objetivo: desacreditar todos os envolvidos no combate à quadrilha suprapartidária que tomou o poder no país.

Pena, pois a se mirar pelo comportamento dos "moderadores" daquela rede, diria que a quadrilha tomou o poder da "Çatiagraha".

Da Redação do Clipping do Tato


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)