Vamos ao teatro?

Teatro

O que?!
 
Fatos e personalidades reais do final dos anos 60 são tratados com humor e descontração, nesta comédia romântica de Leandro Baião.
 
O amor em tempos de ditadura militar é o tema da peça da Cia Teatral Ninguém é Perfeito. As apresentações acontecem no Auditório do MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), que inaugura a abertura de seu espaço para o teatro. 
 
Sinopse 
 
Outubro de 1968. Em São Paulo a ditadura aperta o cerco, a censura aumenta e a oposição não é tolerada sob nenhuma forma. Neste clima de muita tensão, em meio a um confronto real ocorrido no dia 2 de outubro de 1968, na rua Maria Antônia, entre os estudantes de esquerda da Filosofia da USP e os de direita do Mackenzie, Almir conhece Clarice. A partir daí começa uma sucessão de fatos inesperados e surpreendentes.

O enredo tem como base vários fatos reais ocorridos nesta época: além do confronto dos estudantes na Maria Antônia, o congresso da UNE no sítio Murundu, em Ibiúna, com a prisão dos líderes do movimento estudantil, o seqüestro do embaixador americano, o decreto do AI-5, entre outros, até culminar na final da Copa de 70. 

Personalidades reais da época também ajudam a contar a história, como personagens ocultos: o presidente Costa e Silva; os líderes estudantis José Dirceu e Luis Travassos; professores da USP,entre outros e com a participação direta de personagens fictícios: Carlos (pai de Clarice) e Flávia (militante estudantil), situações conflitantes, embaraçosas, hilárias e inesperadas se sucedem na apuração dos fatos e, quando a história parece ter uma conclusão:“– O quê?!” – todos se surpreendem com o rumo dos acontecimentos e, o que parece ser um final lógico, pode não ser.

A Cia Teatral Pinguém é Nerfeito

Criada em 2001 por Leandro Baião, a Cia Teatral Pinguém é Nerfeito conta com nova formação desde 2008. Foi pensando no sucesso da peça em anos anteriores e nos 40 anos da copa de 70 que o grupo leva novamente “- O quê?!” para os palcos: a peça já foi encenada na capital e reflete a experiência com o movimento estudantil e a história do mesmo que o diretor Leandro Baião teve durante sua participação no movimento quando estudante da PUC-SP: “Os estudos para o desenvolvimento das peças são sempre baseados em comportamentos que vemos no dia a dia, desta forma, levamos ao público uma realidade próxima dele”, como diz Leandro Baião.

A Cia tem em seu histórico os espetáculos: “Era Uma Vez nos Anos 50″ de Domingos de Oliveira, direção Juçara Morais (2001), “O Beijo no Asfalto” de Nelson Rodrigues, direção Samir Signeu (2001), “Bailei na Curva” de Júlio Conte, direção Mônica Granndo (2002), “Um Grito Parado no Ar” de Gianfrancesco Guarnieri, direção Samir Signeu (2002), O quê?!” de Leandro Baião, direção Leandro Baião (2005 – Teatro dos Arcos/São Paulo e 2010 – FRINGE Curitiba – Teatro UNINTER).

Peça: “O quê?!”
Temporada: de 02 de abril a 25 de junho de 2010 – sextas às 21h
Local: Auditório do MuBE – Av. Europa, 218 – Jd. Europa – tel. 2594-2601
Ingressos: inteira – R$30,00 / meia-entrada – R$15,00

Ficha Técnica
Texto e direção: Leandro Baião
Elenco: Affonso Lobo, Leandro Baião, Luana Escobar e Tatiana Marigo
Produção executiva: Tatiana Marigo
Designer gráfico: Neto Villar
Cenografia e figurinos: O grupo
Painéis: Ariane Sá
Concepção de som, luz e vídeos: Leandro Baião
Operação de som e vídeos: Bernardino Neto
Estagiárias: Gabriela Pelliccia, Julia Spindel, Sofia Mendes e Thaís Gracia
Faixa etária recomendada: 12 anos
Duração: 80 minutos
Gênero: Comédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)