Insustentabilidade: Seu consumo pode transformar o mundo

Insustentabilidade                                                                     

"Seu consumo transforma o mundo” 

abertura pequena


Este é o slogan da nova campanha do Instituto Akatu, criada pela agência Leo Burnett. O objetivo é motivar o cidadão a responder, de forma positiva, ao grande desafio global da construção da sustentabilidade da vida no planeta. (Conheça aqui a Campanha "Seu consumo transforma o mundo")

Vídeo
Publicado em: 03/02/2009 às 10:07 | Tempo do vídeo: 138 minutos aprox.
Por Helio Mattar
 
Não há consumo sem impacto sobre a sociedade, a economia, o meio ambiente e o próprio indivíduo. Os atuais padrões de consumo da humanidade aceleram a destruição dos recursos naturais não renováveis e o risco de um colapso em escala global. 

O consumo consciente surge como resposta necessária e urgente para a defesa da vida e do uso sustentável dos recursos. 

“Precisamos de parceria, não de dominação”
Thaís_Corral_1
A jornalista e mestra em políticas públicas Thaís Corral, que fechou o ciclo de debates sobre sustentabilidade, promovido por Akatu e CPFL, defende novo modelo de liderança.

Uma alternativa necessária para a sustentabilidade no planeta e para mobilizar ainda mais pessoas pelo consumo consciente é a transição do modelo de liderança pela dominação para o de liderança por parcerias, este é o diagnóstico da jornalista, mestra em políticas públicas e presidente do Conselho da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL), Thaís Corral, que fechou, na última terça-feira (27/4), a série de quatro palestras sobre consumo e sustentabilidade, promovida pelo Akatu e pela CPFL Cultura. Corral debateu as causas e motivações na mudança de comportamentos e o papel das lideranças.

“O modelo de liderança é rigidamente marcado pelas características ditas masculinas, pela força física e assertividade. O de parceria é muito mais democrático e igualitário e considera fortemente a integração das diferentes habilidades e características que as pessoas tem”, argumentou a jornalista.

Para Corral este é o modelo que pode contribuir para o envolvimento efetivo e transformador das pessoas. “Cada um torna-se uma liderança”, diz. Pelo modelo antigo, gera-se uma dependência e pouca ou nenhuma motivação.

A presidente do Conselho da ABDL alerta, no entanto, que não se deve “atropelar” o processo de conscientização, mobilização e engajamento das pessoas e comunidades. “A gente não pode queimar etapas. Não pode ir mais rápido do que o processo suporta.”
  •   “AL Gore (ex-futuro presidente dos EUA) sempre cita um provérbio africano: ‘se você quer ir sozinho, vai depressa. Para ir com um conjunto, tem de ir sentindo o quanto, quais os passos e a sequência do processo’.”
Veja a apresentação na íntegra.

A palestra fez parte do ciclo especial de quatro encontros sobre consumo e sustentabilidade “A Transformação do Indivíduo para a Construção da Sociedade Sustentável do Futuro”, promovido pela CPFL Cultura e com curadoria do diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar.

A abertura da série ficou por conta da cientista social e diretora de pesquisa do Centro de Altos Estudos da ESPM, Lívia Barbosa, que abordou o tema “Consumo: por que a gente é assim?”.

“O consumidor e o indivíduo na era da transição”, foi o tema do segundo debate, do qual participou o economista Sérgio Besserman Vianna, ex-presidente do IBGE.

“O poder do indivíduo na sociedade em rede” foi o terceiro da série, com o professor Sílvio Meira, especialista em Engenharia de Software e cientista chefe do Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

O ciclo de quatro programas vai se transformar numa série especial do Invenção do Contemporâneo, exibido às segundas-feiras à meia-noite na TV Cultura, e reprisado aos domingos às 22:00hs.

Por que ser um Parceiro?

Ser um parceiro do Akatu significa acreditar no poder que cada indivíduo tem de transformar, a partir de seus atos de consumo, ele mesmo, a economia, as relações sociais e a natureza.

O Akatu trabalha para conscientizar esse indivíduo consumidor, tanto aprofundando o conhecimento sobre a causa como gerando ferramentas para a sua prática.

Para que isso seja possível, é necessário o investimento em pessoas e estrutura compatíveis a esse objetivo. Esse investimento pode ser realizado por meio da contribuição de pessoas jurídicas, que acreditam na proposta do consumo consciente e estão dispostas a mobilizar suas comunidades nesse sentido.

Ao serem parceiros desse movimento, tornam-se sementes boas para um mundo melhor.

Empresas
As empresas parceiras do Akatu apóiam o desenvolvimento e a difusão do consumo consciente.

Ao contribuírem com o Akatu, essas empresas buscam trabalhar a causa junto aos seus públicos e processos, assim como viabilizar a divulgação da mensagem do consumo consciente em grande escala.

Para o Akatu, a participação dessas empresas é fundamental para o amadurecimento da causa, pois, aos poucos, criam condições para que o consumidor tenha informações e alternativas suficientes na hora de comprar, usar e descartar produtos e serviços.
Seja um parceiro do Akatu, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)

Eike Batista: Separados por um bombeiro

A dinastia Rothschild e a invenção do Capitalismo na linha do tempo