Economia: Um bocado rico

Deu na News Economics                                                         



Cálculo do real valor de diferentes profissões para a sociedade 

Este relatório, publicado em dezembro de 2009 pelo NEF (News Economics Foundation) , traz uma nova abordagem sobre o valor do trabalho.  

Vai além da simples remuneração de diferentes profissões para um olhar  mais atento ao que elas contribuem, efetivamente, para a sociedade.  

O trabalho usou alguns dos princípios e técnicas de avaliação de Retorno de Investimento Social  (da sigla SRI - Social Return on Investment), na análise, para quantificar os valores social, ambiental e econômico que esses papéis produzem - ou em alguns casos, prejudicam.

Matéria do pagamento. O quanto você ganha pode determinar o seu estilo de vida, onde você pode dar ao luxo de viver, as suas aspirações e status.  Mas até que ponto o que nos pagam confere valor?  

Além de uma noção estreita de produtividade, qual o impacto que nosso trabalho tem sobre o resto da sociedade, e quanto o retorno financeiro que recebemos corresponde a isso?  

Esse relatório narra a história de seis empregos diferentes. Optaram por postos de trabalho nos setores público e privado e escolheram deliberadamente os que ilustram o problema.  

Três são mal pagos:
  1. um faxineiro de hospital, 
  2. um operário de fábrica de reciclagem;
  3. e um educador. 
Os outros são muito bem pagos:
  1. um alto executivo de banco,
  2. um executivo de publicidade,
  3. e um contador de imposto.  
Ao examinar as contribuições de cada atividade para a sociedade, os pesquisadores concluiram  que, nos casos estudados, são exatamente os empregos mais mal remunerados pelas empresas que desenvolvem  um trabalho mais valioso para a sociedade.  

O relatório continua a desafiar dez dos mais duradouros mitos em torno de remuneração e trabalho. Pessoas que ganham mais, não necessariamente trabalham mais do que aqueles que ganham menos. 

Mais, o setor privado não é necessariamente mais eficiente que o setor público. E os salários elevados não refletem necessariamente talento.  

O relatório oferece uma série de recomendações de políticas que podem reduzir a desigualdade entre os diferentes rendimentos e reconectar os salários com o real valor do trabalho. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol: Palmeiras empata com Avaí e segue absoluto na liderança!

Vaza-jato: Facção terrorista PCC, braço armado da facção chefiada por 9dedos, financiou os grampos do The IntercePT, diz PF

Farwest: O Dólar Furado (filme dublado)