Economia: Um bocado rico
Deu na News Economics
Cálculo do real valor de diferentes profissões para a sociedade
Este relatório, publicado em dezembro de 2009 pelo NEF (News Economics Foundation) , traz uma nova abordagem sobre o valor do trabalho.
Vai além da simples remuneração de diferentes profissões para um olhar mais atento ao que elas contribuem, efetivamente, para a sociedade.
O trabalho usou alguns dos princípios e técnicas de avaliação de Retorno de Investimento Social (da sigla SRI - Social Return on Investment), na análise, para quantificar os valores social, ambiental e econômico que esses papéis produzem - ou em alguns casos, prejudicam.
Matéria do pagamento. O quanto você ganha pode determinar o seu estilo de vida, onde você pode dar ao luxo de viver, as suas aspirações e status. Mas até que ponto o que nos pagam confere valor?
Além de uma noção estreita de produtividade, qual o impacto que nosso trabalho tem sobre o resto da sociedade, e quanto o retorno financeiro que recebemos corresponde a isso?
Esse relatório narra a história de seis empregos diferentes. Optaram por postos de trabalho nos setores público e privado e escolheram deliberadamente os que ilustram o problema.
Três são mal pagos:
- um faxineiro de hospital,
- um operário de fábrica de reciclagem;
- e um educador.
Os outros são muito bem pagos:
- um alto executivo de banco,
- um executivo de publicidade,
- e um contador de imposto.
Ao examinar as contribuições de cada atividade para a sociedade, os pesquisadores concluiram que, nos casos estudados, são exatamente os empregos mais mal remunerados pelas empresas que desenvolvem um trabalho mais valioso para a sociedade.
O relatório continua a desafiar dez dos mais duradouros mitos em torno de remuneração e trabalho. Pessoas que ganham mais, não necessariamente trabalham mais do que aqueles que ganham menos.
Mais, o setor privado não é necessariamente mais eficiente que o setor público. E os salários elevados não refletem necessariamente talento.
O relatório oferece uma série de recomendações de políticas que podem reduzir a desigualdade entre os diferentes rendimentos e reconectar os salários com o real valor do trabalho.
Fonte: News Economics Foundation
Comentários